UOL Olimpíadas 2008 Notícias

13/08/2008 - 23h50

Espanha bate Alemanha e mira os EUA no basquete masculino

Do UOL Esporte
Em São Paulo*
Depois de uma grande virada na segunda rodada, em que perdia até o último quarto e reverteu o jogo contra a China, a Espanha venceu a Alemanha por 72 a 59 e está praticamente garantida na próxima fase do torneio olímpico de basquete masculino. Na mira da equipe dos irmãos Gasol está agora os Estados Unidos, que enfrentam a Grécia nesta rodada.

Eric Gay/AP
Equipe de Gasol (E) bateu a Alemanha. Jogo com EUA decide líder do grupo B
VEJA AS FOTOS DA RODADA
AUSTRÁLIA DEIXA IRÃ NA LANTERNA
CLASSIFICAÇÃO DO BASQUETE
TUDO SOBRE PEQUIM-2008
A boa campanha espanhola será posta em xeque na próxima rodada, quando a equipe enfrenta os EUA, em duelo valendo a liderança do grupo B. Com a vitória sobre a Alemanha, os atuais campeões mundiais passaram com sucesso por dois dos três adversários fortes do grupo.

Os norte-americanos tiveram um início de torneio fácil, batendo os dois times mais fracos, China e Angola. Na terceira rodada, contra a Grécia, atual vice-campeã mundial, a equipe terá o primeiro adversário com condições de desbancar o "basquete-show" de Kobe Bryant, LeBron James e Dwayne Wade.

O jogo, às 9h desta quinta, será uma oportunidade de revanche para os EUA, que foram desclassificados pelos gregos na semifinal do último Mundial, realizado em 2006, pelo placar de 101 a 95.

O jogo

A equipe da Espanha pareceu sonolenta no começo de partida, talvez pelo horário pequinês da partida, 9h da manhã. A Alemanha prevaleceu no ataque e venceu o período inicial. No segundo quarto, os espanhóis começaram a mostrar o basquetebol campeão mundial que possuem.

Pau Gasol, em lances individuais, foi diminuindo a diferença e empatou o jogo em bela infiltração seguida de enterrada. A marcação alemã não foi eficiente em parar o pivô espanhol, que desequilibrou o jogo e até agora é o cestinha do torneio olímpico em Pequim, com 53 pontos.

Rudy Fernandez acertou um tiro de três pontos nos segundos finais e pôs os espanhóis na frente pela primeira vez no jogo, encerrando a primeira metade na frente: 39 a 36.


Uma nova partida começou no terceiro quarto. A Espanha voltou mais rápida em quadra, impulsionada pela velocidade do armador Ricky Rubio, de 17 anos. Em dois minutos de partida, os espanhóis pontuaram cinco vezes, sem cesta pela Alemanha. Gasol acertou da linha dos três e a Espanha abriu 14 pontos à frente.

A Alemanha começou a buscar o placar nos arremessos de três, com o armador Hamann e Dirk Nowitzki. O ala-pivô alemão, usualmente cestinha de sua equipe, fez 11 pontos e cinco rebotes no jogo, contido pela marcação espanhola.

Como na partida contra a Grécia na rodada anterior, o time alemão se desestruturou com a pressão da desvantagem no placar, começou a errar mais e se viu enredado na troca de passes da Espanha, que claramente dominou a quadra e manteve a liderança até o final do jogo.

*Atualizado às 3h13

Compartilhe: