UOL Olimpíadas 2008 Notícias

13/08/2008 - 23h51

Com dobradinha, China bate o recorde mundial dos 200 m borboleta

Bruno Doro
Em Pequim (CHN)
O primeiro recorde mundial do sexto dia de provas da natação contou com uma dobradinha chinesa no Cubo d'Água. A vitória foi para a chinesa Zige Liu, que terminou a prova em 2min04s18, ficou com o ouro e superou em mais de um segundo a antiga marca.

David J. Phillip/AP
Liu exibe seu ouro ao lado da compatriota Liuyang Jiao, após a dobradinha chinesa
CÉSAR CIELO LEVA O BRONZE
ÁLBUM DO BRASILEIRO NOS JOGOS
ESPECIAL SOBRE O BRONZE DE CIELO
A recordista da prova era a australiana Jessicah Schipper, com 2min05s40, que chegou a liderar a prova, mas se cansou e ficou com o bronze (2min06s26). A segunda chinesa no pódio, com a prata, foi Liuyang Jiao, que também ultrapassou a marca da australiana e terminou a distância em 2min04s72.

Na semifinal dos 200 m peito, melhor tempo para a norte-americana Rebecca Soni, que marcou 2min22s64 e se classificou na primeira posição para a decisão. A australiana Leisel Jones, que já ganhou ouro na China, foi a segunda, com 2min23s04, seguida por Mirna Jukic (2min23s76).

"Não senti pressão antes da competição, apenas tratei de relaxar", comentou Liu. "Nadei no meu próprio ritmo e não pensei nas outras nadadoras". A chinesa admitiu que não se contentaria apenas com a vitória, mas foi atrás da melhor marca mundial. "Tinha de conquistar o ouro do melhor jeito possível", completou.

Já Schipper, que viu seu recorde ser batido e ainda chegou apenas atrás da dupla chinesa, apresentou um discurso conformado com o resultado. "Estou muito contente, porque vim (aos Jogos) buscando uma medalha individual. Os últimos 50 m foram muito duros, custaram muito a mim, e as garotas da China foram fantásticas".

Compartilhe: