UOL Olimpíadas 2008 Notícias

13/08/2008 - 00h32

Phelps lidera 4 x 200 m e leva 5º ouro apenas 58 minutos após 4º triunfo

Bruno Doro
Em Pequim (China)*
Michael Phelps caiu na piscina para liderar o revezamento 4x200 m dos Estados Unidos somente 58 minutos após ter conquistado o título olímpico, e quebrado o recorde mundial, dos 200 m medley. Cansaço? Não pareceu.

O fenômeno liderou a equipe norte-americana que conquistou o ouro na prova, com direito a nova marca mundial. Os EUA fecharam a prova em 6min58s56, contra 7min03s24 do antigo tempo. Quando Peter Vanderkaay tocou a borda para fechar a prova, estava a dois corpos da linha verde que, nos telões, anda na mesma velocidade do antigo recorde do mundo.

Phelps não mostrou empolgação pelo desempenho inédito na história dos Jogos Olímpicos, preferindo valorizar o desempenho da equipe. "Ainda temos três provas a serem disputadas, mas estou contente com o nosso desempenho, pois superamos a barreira dos sete minutos", disse o fenômeno.

"Isso é o melhor, ser membro de uma equipe e fazer parte de um ambiente assim, essa é a melhor parte", acrescentou.

O desgaste de Phelps, que caiu na piscina às 10h21 (em Pequim) para os 200m medley e às 11h19 para o revezamento, se é que existiu, só pôde ser percebido pelos mais atentos. Ele nadou os 200 m livre em 1min43s31, 35 centésimos mais lento do que seu recorde mundial do dia anterior, 1min42s96.

Mesmo assim, entregou a prova para o segundo nadador da equipe, Ryan Lochte, a um corpo de distância da linha do recorde mundial e dos outros concorrentes. Phelps foi o único na prova a nadar na casa do 1min43s e outros dois integrantes da equipe (Lochte e Vanderkaay) nadaram dentro de 1min44 - o pior tempo do time foi Ricky Berens.

Só outros três nadadores entre os 28 restantes fizeram o mesmo: Alexander Sukhorukov, que fechou o revezamento da Rússia, Fillipo Magnini, último italiano na piscina, e Brent Hayden, terceiro a nadar pelo Canadá.

A medalha de prata, aliás, foi resultado do esforço de Sukhorukov, que entrou na água em quarto lugar e tocou em segundo, fechando o revezamento em 7min03s70, melhor tempo da história de uma equipe européia. O bronze foi para a Austrália, com 7min04s98.

Este foi o quinto ouro de Phelps nas Olimpíadas de Pequim. Ele tenta quebrar o recorde de sete medalhas de ouro de Mark Spitz, de Munique-1972. Ele ainda tem pela frente os 100 m borboleta, 200 m medley e 4x100 m medley. O norte-americano já se tornou o maior vencedor olímpico de todos os tempos, agora com 11 medalhas de ouro - a antiga marca de nove títulos olímpicos era dividida por Spitz, Carl Lewis (atletismo), Paavo Nurmi (atletismo) e Larisa Latynina (ginástica).

* Com agências internacionais, atualizada às 2h37

Compartilhe: