UOL Olimpíadas 2008 Notícias

12/08/2008 - 23h26

"Nessa Olimpíada, ninguém pára o Phelps", diz Kaio, 7º nos 200 m borboleta

Bruno Doro
Em Pequim (China)*
O norte-americano Michael Phelps conquistou seu quarto ouro nos Jogos Olímpicos de Pequim, quebrou seu quarto recorde mundial na piscina do Cubo D'Água e, para completar, ainda se tornou o maior atleta olímpico da história, com dez ouros em duas Olimpíadas.

MICHAEL PHELPS RECORDISTA
REUTERS/Wolfgang Rattay
Phelps mostra cansaço ao chegar no final da prova dos 200 m borboleta na China
Satiro Sodré/CBDA/Divulgação
Kaio Márcio foi o sétimo, nadando seis centésimos acima do seu recorde
VEJA FOTOS DAS DISPUTAS
CIELO NA FINAL DOS 100 LIVRE
CIELO LUTA POR MEDALHA NA PROVA?
PERFIL DE CESAR CIELO
REVEZAMENTO DOS EUA: OURO
ESPECIAL SOBRE MICHAEL PHELPS
LEIA MAIS SOBRE A MODALIDADE
Sétimo colocado na prova desta quarta-feira de manhã (noite de terça no Brasil), Kaio Márcio avisa: "Nessa Olimpíada, ninguém pára o Phelps", afirma o brasileiro, após disputar sua primeira final olímpica, nos 200 m borboleta. O fenômeno norte-americano está atrás do recorde de ouros em uma só edição dos Jogos, que pertence a Mark Spitz por Munique-1972.

Kaio terminou a prova desta quarta em 1min54s71, seis centésimos acima do recorde sul-americano, que ele mesmo bateu nas eliminatórias. O húngaro Laszlo Cseh foi o medalhista de prata com o tempo de 1min52s70, seguido pelo japonês Takeshi Matsuda com a marca de 1min52s97.

"O objetivo de conquistar a medalha não foi alcançado, mas foi uma experiência boa nadar minha primeira final olímpica e ficar em sétimo lugar. O nível da final foi muito alto para medalhar, mas foi bom pra mim. Sair das Olimpíadas com final é bom", analisou o paraibano.

Em sua prova preferida, Kaio foi sétimo nos 50 primeiros metros, permaneceu na mesma posição após a segunda virada e superou dois concorrentes após 150 m. Depois da virada final, porém, voltou a perder posições.

"Eu dei uma cansada no final. Passei mais forte do que ontem e isso pesou. Passei os primeiros 50 metros mais fraco e fui acelerando, mas no final pegou um pouco. Mesmo assim, consegui nadar abaixo de 1min55", explica.

Kaio ainda nada os 100 m borboleta, com eliminatórias na tarde de quinta-feira em Pequim (manhã no Brasil) e deve fazer parte do revezamento 4x100 medley, no domingo. "Agora é esperar os 100 m, mas não treinei tanto para essa prova quanto para os 200 m. Mas ainda assim espero nadar bem", completou.

Compartilhe: