UOL Olimpíadas 2008 Notícias

12/08/2008 - 08h45

"Esse bronze para mim vale ouro", diz Tiago Camilo

Bruno Doro
Em Pequim (China)
Ele chegou com rótulo de favorito, preparado para levar a medalha de ouro, mas amargou um revés inesperado na terceira luta. Porém a medalha de bronze, obtida nesta terça-feira, está longe de ser uma decepção para o judoca Tiago Camilo.

Flávio Florido
Tiago Camilo não ficou com o ouro, mas fez questão de comemorar muito o bronze
VEJA FOTOS DAS LUTAS DE TIAGO
TRAJETÓRIA DO JUDOCA AO BRONZE
CONFIRA O PERFIL DO MEDALHISTA
MAIS NOTÍCIAS DA MODALIDADE
O paulista levou a medalha de bronze na categoria até 81 kg (meio-médio) ao vencer o holandês Giullaume Elmont, na manhã desta terça. Assim, ele entrou no seleto rol de judocas com dois pódios olímpicos, que ainda tem Aurélio Miguel (ouro em Seul-1988 e bronze em Atlanta-1996) e Leandro Guilheiro (bronze em Atenas-2004 e Pequim-2008).

"Esse bronze para mim vale ouro", comentou Camilo, enquanto deixava a área de luta com lágrimas nos olhos. O paulista admitiu que veio preparado para igualar Aurélio Miguel e Rogério Sampaio, únicos judocas campeões olímpicos, mas que não deixa Pequim com o sentimento de frustração.

"Tinham dois fazendeiros e eles oraram para que a chuva caísse em seus campos, mas só um deles foi até o campo preparar a terra para a chuva de Deus. Hoje preparei o campo pra receber a vitória. Ela não veio, mas não estou decepcionado", explicou.

O judoca iniciou a trajetória com tranqüilos triunfos sobre o japonês Takashi Ono e o iraniano Hamed Malek. Porém, na luta que o colocaria na semifinal, ele caiu diante do alemão Ole Bischof. Na repescagem, ele derrotou o norte-americano Travis Stevens, o britânico Euan Burton e o holandês Elmont.

Com o bronze de Camilo, o Brasil soma três medalhas do mesmo metal, já que Ketleyn Quadros e Leandro Guilheiro também ficaram em terceiro lugar na disputa da categoria leve, nessa segunda-feira.

Compartilhe: