UOL Olimpíadas 2008 Notícias

12/08/2008 - 05h50

Sem Giba, Brasil vence a Sérvia de virada no vôlei masculino

Lello Lopes
Em Pequim (China)
A seleção brasileira masculina de vôlei encarou nesta terça-feira o seu primeiro rival de peso nos Jogos Olímpicos de Pequim. E, mesmo sem contar com o ponteiro Giba, poupado por causa de uma tendinite no ombro direito, venceu a Sérvia de virada por 3 sets a 1, com parciais de 25-27, 25-20, 25-17 e 25-21.

Reuters/Alexander Demianchuk
A seleção brasileira vence, mesmo sem contar com o ponteiro Giba
Reuters/Alexander Demianchuk
Para o lugar de Giba, o técnico Bernardinho escalou Murilo
GIBA É DÚVIDA PARA PRÓXIMO JOGO
VEJA FOTOS DA PARTIDA
EUA, RÚSSIA E POLÔNIA VENCEM
TABELA DO TORNEIO MASCULINO
SAIBA MAIS DA MODALIDADE
Principal jogador da equipe, Giba não entrou em nenhum momento da partida. O jogador, que sequer tirou o agasalho da delegação, até se aqueceu ao lado dos outros atletas, mas evitou realizar movimentos bruscos com o braço direito.

Para o lugar de Giba, Bernardinho escalou Murilo. O resto do time, formado pelo ponta Dante, os centrais Gustavo e André Heller, o levantador Marcelinho, o líbero Escadinha e o oposto André Nascimento, foi o mesmo que venceu o Egito por 3 sets a 0 na estréia.

Mesmo fora de jogo, Giba teve participação importante na partida. Capitão da seleção brasileira, o jogador conversou bastante com os companheiros nos tempos técnicos. O craque teve o nome bastante gritado pela torcida.

A partida começou equilibrada. Enquanto a Sérvia apostava nos ataques fortes de Kovacevic e Podrascanin, o Brasil se defendia bem no bloqueio. Do lado da quadra, Bernardinho sofria com as chances desperdiçadas pelos brasileiros.

O técnico, aliás, quase foi atingido por Marcelinho quando o levantador realizou uma defesa difícil. O jogador pegou a bola, evitou a colisão com o chefe e ainda ajudou o Brasil a marcar o ponto.

A parcial seguiu equilibrada até o final, quando a seleção abriu três pontos de vantagem (22-19) após um bloqueio de Murilo e Marcelinho sobre Kovacevic. A Sérvia, entretanto, reagiu. E, depois de salvar dois set points, conseguiu fechar em 27-25, com Starovic explorando o bloqueio de Gustavo.

No segundo set, o Brasil começou de maneira arrasadora. Sacando bem, a seleção marcou os quatro primeiros pontos. O desempenho desestabilizou a Sérvia, e o placar logo apontou oito pontos de vantagem para o Brasil (10-2).

Com tamanha folga, a seleção apenas administrou o resultado. Os sérvios chegaram a encostar, tirando a diferença pela metade (23-18), mas um ataque de Dante que bateu no bloqueio de Gbric e Geric e foi para fora definiu o resultado em 25 a 20.

A Sérvia voltou para o jogo mais consistente no terceiro set, reequilibrando as ações. Mas uma melhor variação de jogadas realizada pelo levantador Marcelinho deixou o Brasil sempre na frente do placar. Murilo, explorando o bloqueio, fez 25-17.

No quarto set, Brasil e Sérvia se alternaram na liderança do placar. Mas o bloqueio brasileiro acabou fazendo a diferença. E, com um erro de saque adversário, fechou em 25-21.

"A gente sabe que tem que evoluir, mas neste jogo a gente começou a mostrar a nossa cara", afirmou o líbero Escadinha, um dos destaques do Brasil na partida.

"Contra estes times a gente sabe que tem que jogar 100%. A gente demonstrou isso nos últimos três sets. Não podemos relaxar um único segundo", completou Murilo.

Com a vitória, o Brasil chega a quatro pontos no grupo B dos Jogos Olímpicos. A seleção volta à quadra na quinta-feira, para enfrentar a Rússia, às 1h30 (de Brasília). Já a Sérvia, com duas derrotas seguidas no campeonato, tentará se recuperar diante da Polônia, atual vice-campeã mundial.

Compartilhe: