UOL Olimpíadas 2008 Notícias

12/08/2008 - 16h02

Em busca de vaga antecipada, Brasil encara clone europeu no vôlei

Lello Lopes
Em Pequim (China)
A seleção brasileira feminina de vôlei pode garantir nesta quarta-feira, com antecipação, uma vaga nas quartas-de-final dos Jogos Olímpicos de Pequim. Para isso, precisa vencer o seu clone europeu, a Sérvia, em jogo marcado para começar às 3h30 (de Brasília), no Ginásio Capital.

O Brasil venceu com autoridade os seus dois primeiros compromissos nas Olimpíadas. Na estréia, passou fácil pela seleção da Argélia. Depois, massacrou a Rússia, atual campeã mundial, com impiedosos 3 sets a 0.

A Sérvia também está invicta nas Olimpíadas de Pequim. Na primeira rodada, as sérvias derrotaram o Cazaquistão por 3 a 1. Na seqüência, fizeram 3 a 0 na Argélia.

"O time da Sérvia é muito parecido com o nosso. A gente até fala muito que elas são as brasileiras da Europa. Este time é bom, rápido, com uma levantadora (Maja Ognjenovic) diferenciada", analisa o técnico José Roberto Guimarães.

A seleção sérvia apresentou uma evolução consistente nos últimos anos. Em 2006, conseguiu um surpreendente terceiro lugar no Campeonato Mundial, perdendo a semifinal justamente para o Brasil. No ano passado, foi vice-campeã européia.

Já o Brasil disputa as Olimpíadas embalado pela conquista do Grand Prix, primeiro torneio oficial disputado na temporada de 2008. Além disso, a vitória sobre a Rússia animou ainda mais o elenco, que tenta voltar ao pódio olímpico após o fracasso de Atenas-2004.

Depois de encarar a Sérvia, a seleção brasileira terá ainda dois compromissos na primeira fase dos Jogos Olímpicos. Na sexta-feira, a seleção vai enfrentar o Cazaquistão. No domingo, o time fará o clássico contra a Itália.

Além de Brasil e Sérvia, a rodada desta quarta dos Jogos Olímpicos tem outras cinco partidas. Pelo grupo A, jogam Venezuela x Estados Unidos, Cuba x China e Polônia x Japão. Pelo grupo B, as partidas são Itália x Argélia e Rússia x Cazaquistão.

Compartilhe: