UOL Olimpíadas 2008 Notícias

11/08/2008 - 23h41

Na primeira dobradinha dos EUA, Peirsol fica com ouro e recorde

Do UOL Esporte
Em São Paulo
Depois de Michael Phelps, outro norte-americano foi responsável por quebrar um recorde mundial nas águas do Cubo D'Água, nesta segunda-feira. Aaron Peirsol ficou com a medalha de ouro após a final dos 100 m costas e melhorou a marca do mundo ao cravar 52s54.

Martin Bureau/AFP
Norte-americano Aaron Peirsol comemora o ouro nos 100 m costas, batendo recorde
MICHAEL PHELPS SOMA TRÊS OUROS
VEJA AS FOTOS DA NATAÇÃO
LEIA MAIS SOBRE A MODALIDADE
KAIO MÁRCIO PASSA PARA A FINAL
O recorde era do próprio Peirsol, que fez 52s89 em julho deste ano. "Eu me vi um pouco surpreso e um pouco aliviado. Esta sensação (da vitória) não é sentida todo dia, então você nunca se acostuma", comemorou o nadador, de 25 anos. Com o resultado, é a primeira vez em 36 anos que um nadador se torna bicampeão nos 100 m costas masculino.

O resultado marcou a primeira dobradinha norte-americana em Pequim, uma vez que Matt Grevers chegou em segundo e ficou com a medalha de prata. O nadador fez a prova em 53s11. "O melhor foi ter Matt chegando em seguida, sempre quisemos fazer esta dobradinha", completou o campeão.

A curiosidade na prova foi a divisão da medalha de bronze, com o empate entre Arkady Vyatchanin, da Rússia, e Hayden Stoeckel, da Austrália. Eles marcaram 53s18 e subiram juntos ao pódio.

Antes disso, a norte-americana Natalie Coughlin ficou com a medalha de ouro nos 100 m costas feminino. Ela cravou 58s96 e bateu a atual recordista mundial, Kirsty Coventry, do Zimbábue. Coventry chegou a melhorar a marca do mundo nas semifinais em Pequim, mas caiu de produção na final.

Coughlin dominou a prova e chegou a ficar à frente do recorde, mas no fim diminuiu o ritmo. Coventry fechou a final em 59s19, ficando com a prata, e outra norte-americana completou o pódio: Margaret Hoelzer (59s34) foi a terceira.

"Não pude acreditar, quando olhei o relógio achei que estava errado e só me dei conta que havia ganhado quando vi meu nome ao lado. Estou muito feliz", comemorou Coughlin, que foi campeã mundial na prova, em 2007.

Crédito
Ouro nos 100 m peito, Leisel Jones recebe abraço de Mirka Jukic, a terceira colocada
SAIBA MAIS SOBRE A AUSTRÁLIA
BLOG DOS ENVIADOS A PEQUIM
Recordes olímpicos
Na final dos 100 m peito feminino, a australiana Leisel Jones conquistou a medalha de ouro e ficou próxima do recorde mundial. A nadadora venceu com o tempo de 1min05s17, chegando a apenas oito centésimos da atual marca, detida por ela mesma.

Com o tempo, ela voltou a quebrar o recorde olímpico em Pequim, repetindo o feito das eliminatórias. Completaram o pódio a norte-americana Rebecca Soni, com 1min06s73, e a austríaca Mirna Jukic, que completou a prova em 1min07s34.

Depois de ficar no segundo lugar na final dos 100 m costas, Kirsty Coventry, do Zimbábue, mostrou ter se recuperado e quebrou mais um recorde olímpico no Cubo D'Água. Na primeira prova da semifinal dos 200 m medley, ela cravou 2min09s53, superando em mais de um segundo a marca de Yana Klochkova, de Sydney-2000, com 2min10s68.

A australiana Stephanie Rice fechou no segundo tempo, com 2min10s58, e a terceira foi a norte-americana Katie Hoff, com 2min10s90. A segunda bateria teve marcas mais fracas. Voltando à piscina após o ouro nos 100 m costas, Natalie Coughlin foi a vencedora com 2min11s84, quarto melhor tempo das semifinais.

Já na primeira prova da natação do dia, Sara Isakovic, da Eslovênia, fez o melhor tempo na primeira bateria das semifinais dos 200 m livre e chega à final com o melhor tempo. Ela fez 1min56s50, batendo a norte-americana Katie Hoff, segunda colocada, com 1min57s01.

Na segunda bateria, a favorita Federica Pellegrini, da Itália, foi a melhor colocada, fechando em 1min57s23 e se classificando para a final com o terceiro tempo, somados os resultados das duas semifinais.

* Atualizada à 04h23, com agências internacionais.

Compartilhe: