UOL Olimpíadas 2008 Notícias

11/08/2008 - 23h23

Phelps bate marca dos 200 m livre e vira maior recordista mundial da história

Bruno Doro
Em Pequim (China)
Michael Phelps quebrou nesta noite uma marca de Mark Spitz, antes mesmo de nadar suas oito provas nos Jogos Olímpicos de Pequim. Buscando se tornar o maior medalhista de ouro em uma mesma Olimpíada, Phelps aproveitou para se tornar o maior recordista mundial da história da natação, além de arrebatar o seu terceiro ouro na China.

AP Photo/Itsuo Inouye
Com ouro e recorde mundial, Michael Phelps fez história nos Jogos Olímpicos
AFP Photo/Greg Wood
Orgulhoso, o norte-americano exibe mais uma medalha de ouro nos Jogos Olímpicos
PHELPS, O 5º COM NOVE OUROS
LEIA MAIS SOBRE A MODALIDADE
RESULTADOS DO DIA
PHELPS CONQUISTARÁ OITO OUROS?
VEJA FOTOS DAS DISPUTAS
KAIO MARCIO NA FINAL DOS 200 M
KAIO LUTA POR MEDALHA NA PROVA?
PERFIL DE KAIO MARCIO
O tempo de 1min42s96 nos 200 m livre foi seu 24º recorde mundial. Spitz quebrou 23 marcas mundiais entre 1967 e 1972. O sul-coreano Taehwan Park com 1min44s85 foi medalha de prata, seguido pelo norte-americano Peter Vanderkaay, que nadou em 1min45s14.

Phelps, de quebra, igualou outra marca importante de Spitz. O "fenômeno" da natação, agora, possui nove medalhas de ouro na história dos Jogos - seis em Atenas-2004 e três em Pequim-2008, sendo o atleta com mais triunfos na história olímpica ao lado do compatriota Carl Lewis (do atletismo), do finlandês Paavo Nurmi (do atletismo) e da russa Larissa Latynina (da ginástica artística).

O norte-americano deixou a piscina sem falar com os jornalistas, pois ainda compete nesta terça-feira (horário de Pequim) na semifinal dos 200 m borboleta, prova que terá a participação do brasileiro Kaio Márcio. Na volta, explicou sua estratégia.

"Larguei de uma raia lateral, então ficou difícil para os adversários me verem. O que eu queria era sair bem e continuar junto com os caras que estivessem na frente. Eu sabia que Taehwan (Park) iria estar bem nos últimos 50 m. Tentei abrir vantagem o máximo que consegui nos primeiros 150 m", contou Phelps.

O elogio foi retribuído pelo medalhista de prata. "Phelps foi tão veloz. É uma honra pra mim competir ao lado dele", afirmou o sul-coreano, campeão olímpico dos 400 m livre.

Já o compatriota Vanderkaay falou sobre nadar ao lado de Michael Phelps e ser frequentemente ofuscado pelo colega. "O que eu tento é não deixar isso me afetar. Só preciso sair e nadar normalmente."

A seqüência de recordes do fenômeno norte-americano começou em 2001, meses depois de sua estréia olímpica nos Jogos de Sydney-2000. Aos 15 anos, ele nadou os 200 m borboleta em 1min54s92. A partir daí, seu reinado começou. Meses depois, já aos 16, ele conquistou seu primeiro título mundial, com novo recorde mundial nos 200 m borboleta, 34 centésimos mais rápido do que o anterior.

Em 2002, ele adicionou as provas de medley ao repertório: sua primeira marca mundial nos 400 m em quatro estilos, com 4min11s09. Desde então, ele já foi o melhor nadador do planeta em cinco provas diferentes. Além dos 200 borboleta e dos 400 m medley, ele já bateu marcas dos 200 m medley, 100 m borboleta e 200 m livre. Sem contar, claro, seus recordes com os revezamentos norte-americanos.

O nível de Phelps está tão acima dos demais que até mesmo os rivais admitem que bater o nadador é praticamente impossível. "Quando você pensa que está chegando nele, ele tira um coelho da cartola", diz o húngaro Laszlo Cseh.

Um desses coelhos aconteceu na final dos 400 m medley, em que ele igualou a marca de Spitz. Após 200 metros, Cseh e o também norte-americano Ryan Lochte estavam próximos de Phelps, quando ele disparou e quebrou a marca em 1s41. Nos últimos seis anos, foram oito recordes nessa prova, batendo o tempo anterior em média por um segundo.

Depois de Phelps e Spitz, a terceira maior recordista mundial é a alemã oriental Kornelia Ender, 22 marcas mundiais entre 1973 e 1976. Após o trio, o mais próximo é Roland Matthes, também da Alemanha Oriental, com 16 recordes.

Compartilhe: