UOL Olimpíadas 2008 Notícias

11/08/2008 - 06h09

Atiradora finlandesa conquista o primeiro ouro do país nos Jogos

Do UOL Esporte
Em São Paulo
A atiradora finlandesa Satu Makela-Nummela venceu nesta segunda-feira a competição da fossa olímpica, com a pontuação de 91 pontos na final, e ganhou a primeira medalha de ouro do seu país nos Jogos de Pequim.

Oliver Weiken/EFE
Atiradora Satu Makela-Nummela beija o rifle ao garantir o ouro para a Finlândia
VEJA FOTOS DO TIRO NESTA SEGUNDA
INDIANO SURPREENDE NA CARABINA
CALENDÁRIO DA MODALIDADE
A eslovaca Zuzana Stefecekova fez apenas dois pontos a menos e terminou na segunda posição. A medalha de bronze ficou com a norte-americana Corey Cogdell, após uma disputa dramática.

Após todos os 25 tiros da final, cinco das sete finalistas ainda estavam empatadas na terceira posição, com 86 pontos. Na sessão de desempate, Cogdell foi certeira e garantiu o bronze.

"Estou nessa categoria há apenas dois anos e não esperava que uma conquista como essa viesse tão cedo", disse a norte-americana de 22 anos.

Já a medalhista de ouro Makela-Nummela, de 37 anos, apostou na tranqüilidade para vencer: "Nos instantes finais, tentei ficar calma. Foi incareditável", completou.

Esta foi a segunda medalha da Finlândia nos Jogos, as duas conquistadas nas provas de tiro desta segunda-feira. Mais cedo, o finlandês Henri Hakkinen levou o bronze na carabina de ar 10 m.

A favorita para o ouro era a chinesa Liu Yingzi, campeã mundial. Mas ela foi mais um atleta chinês a sentir a pressão de competir em casa e não conseguiu nem chegar às finais.

No primeiro pódio do tiro nesta segunda, outro chinês favorito falhou na busca pelo ouro. Qinan Zhu não escondeu a decepção ao perder para o indiano Abhinav Bindra na carabina de ar 10 m e chorou com a medalha de prata no peito.

Compartilhe: