UOL Olimpíadas 2008 Notícias

11/08/2008 - 01h45

Indiano surpreende chineses, desbanca favorito e é ouro no tiro

Do UOL Esporte*
Em São Paulo
A disputa da carabina de ar 10 m teve um campeão inesperado para os chineses nesta segunda-feira, durante os Jogos Olímpicos de Pequim. Abhinav Bindra conquistou a primeira medalha de ouro da história da Índia em esportes individuais, superando Qinan Zhu, campeão olímpico em Atenas-2004 e principal esperança do país-sede para a modalidade.

Valery Hache/AFP
Chinês Qinan Zhu enxuga as lágrimas após ficar com a prata na carabina de ar
VEJA FOTOS DO TIRO NESTA SEGUNDA
CALENDÁRIO DA MODALIDADE
FINLANDESA É OURO NA FOSSA
Em uma virada inesperada na final, Bindra, que se classificara apenas em quarto nas eliminatórias, conseguiu somar 700,5 pontos. Ficou menos de um à frente do chinês, que totalizou 699,7 pontos nas seis séries em disputa na decisão, realizada no Centro de Tiro.

"Não pensei muito nos recordes, e sim me me concentrar e disparar bem. Zhu acabou com a prata, mas tem que estar contente porque conseguiu uma medalha", afirmou o indiano.

O chinês, no entanto, não conseguiu esconder a decepção, justificando a derrota pela ansiedade de atuar no seu país de origem. "Não pude me concentrar na rodada final, como havia feito nas classificatórias, minha mente estava em branco e não entendo o que houve. Senti ansiedade e sentimentos combinados", Qinan Zhu.

"Desde 2004, meu único objetivo era defender o título olímpico em Pqeuim", disse Zhu, chorando. "Mas a medalha de prata já é um bom consolo", completou.

Completou o pódio o finlandês Henri Hakkinen, com 699,4 pontos. Ele esteve na maior parte do tempo na liderança da prova, mas errou mais na parte final e permitiu a vitória do indiano, de 25 anos. Além disso, também acabou sendo ultrapassado por Zhu, que chegou como favorito à prova e é inclusive o atual recordista olímpico nas finais, com 702,7 pontos, marca feita em Atenas.

Bindra foi apenas sétimo colocado há quatro anos, nos Jogos de Atenas, mas dois anos depois se tornou campeão mundial, em competição realizada em Zagreb, na Croácia.

Atualizado às 03h18, com agências internacionais

Compartilhe: