UOL Olimpíadas 2008 Notícias

10/08/2008 - 03h47

De luto, EUA sofrem para vencer a Venezuela na estréia do vôlei

Do UOL Esporte
Em São Paulo
A morte do sogro do técnico da equipe de vôlei dos EUA em um ataque de um chinês suicida neste sábado parece ter abalado o time em quadra na estréia dos Jogos Olímpicos contra a Venezuela. Atuais campeões da Liga Mundial, depois de derrotarem o Brasil no Rio de Janeiro há pouco mais de 15 dias, eles tomaram sufoco dos sul-americanos e só venceram em cinco sets: 3 a 2 (25-18, 25-18, 22-25, 21-25 e 15-10).

Em um comunicado lido, em entrevista improvisada no Ginásio Capital, os jogadores disseram estar "absolutamente deprimidos" pelo que consideraram uma "tragédia difícil de explicar". "Somos una família e vamos superar este momento como uma família", afirmaram.

A demonstração veio em quadra. Emocionados antes de iniciar o jogo, a seleção norte-americana fez um minuto de silêncio em homenagem ao norte-americano Todd Bachman, sogro do técnico neozelandês Hugh McCutcheon. Bachman foi apunhalado enquanto visitava o monumento histórico da Torre do Tambor.

Durante o jogo foi preciso a união. Depois de abrirem 2 a 0, eles permitiram o empate dos venezuelanos, comandados pelo técnico brasileiro Ricardo Navajas, e quase perderam a primeira partida.

A equipe venezuelana contou com a torcida brasileira, que aguardava o jogo seguinte entre Brasil e Egito. Lloyd Ball e Clayton Stanley, os dois principais jogadores dos Estados Unidos, foram ofendidos pela torcida.

Na mesma chave, os italianos, que ainda buscam um título olímpico, venceram fácil o Japão por 3 sets a 1 (25-19, 25-18, 23-25 e 25-17). Os dois primeiros sets foram marcados pela superioridade da seleção italiana, não dando chances para que os japoneses conseguissem alcançá-los no placar. Fato que não aconteceu no terceiro set, quando desatentos, os italianos cometeram erros, perdendo por 23-25.

No quarto set, voltando a atuar muito bem, o time europeu conseguiu voltar ao jogo e venceu a partida por 25-17. O destaque da partida foi o italiano Alessandro Fei, que fez 19 pontos e já possui duas medalhas olímpicas: prata em Atenas-2004 e bronze em Sydney-2000.

O próximo jogo da Itália pelo grupo A será contra os Estados Unidos, na terça-feira, dia 12, no Ginásio Capital, adversário que venceu neste domingo os venezuelanos.

Compartilhe: