UOL Olimpíadas 2008 Notícias

10/08/2008 - 01h08

Rússia se vinga da Sérvia e vence 1º clássico do vôlei masculino

Do UOL Esporte
Em São Paulo
O vôlei masculino dos Jogos Olímpicos de Pequim começou neste domingo com um clássico do esporte mundial, entre Rússia e Sérvia. E, depois de serem vencidos por 3 sets a 0 nas semifinais da Liga Mundial, os russos deram o troco e bateram os sérvios, de virada, por 3 sets a 1, parciais de 20-25, 25-21, 25-22 e 25-14.

AP/Luca Bruno
Técnico russo Vladimir Alekno (e) abraça seus atletas após a vitória sobre a Sérvia
BRASIL ESTRÉIA CONTRA O EGITO
MAIS NOTÍCIAS DE VÔLEI
CALENDÁRIO DA MODALIDADE
TABELA DO TORNEIO MASCULINO
As duas seleções integram o Grupo B, o mesmo do Brasil, e serão justamente as próximas adversárias dos comandados de Bernardinho, que estréiam neste domingo, às 3h30 (de Brasília), contra o Egito. Os brasileiros encaram os sérvios na próxima terça-feira (1h) e enfrentam os russos na quinta (1h30).

No primeiro set, a Rússia bem que tentou manter um equilíbrio dentro do jogo, mas foi a Sérvia a primeira a disparar no marcador. Depois de assumir a dianteira (6-5), a equipe não deu mais chances aos adversários, aproveitando-se de uma boa distribuição de bola do levantador Grbic que usou bem os atacantes Podrascanin, Geric e Milijkovic. Os sérvios chegaram a abrir seis pontos de vantagem, e fecharam a primeira parcial com 25-20.

A partir da segunda etapa, porém, os russos passaram a errar bem menos do que no set anterior e não ficaram atrás no placar em nenhum momento. Interessante notar que o astro do time, o oposto Poltaviskyi, foi sacado no final da primeira parcial depois de cometer diversas falhas. Com o jovem Mikhaylov em quadra, a Rússia fechou com 25-21 e empatou a partida.

O início do terceiro set deu sinais de aquele seria o mais disputado do jogo, mas a expectativa não se concretizou. Os russos assumiram a liderança com 12-11 e não a perderam mais, chegando a abrir quatro pontos de vantagem e fechando com 25-22.

Na quarta etapa, o que se viu foi uma pane sérvia em quadra. A Rússia deslanchou no placar graças a longas seqüências de pontos. Foram nove consecutivos até chegar no 15-6, e a distância apenas aumentou a partir daí. No final, os russos fecharam com 25-14 e sacramentaram sua primeira vitória nos Jogos de Pequim.

Compartilhe: