UOL Olimpíadas 2008 Notícias

09/08/2008 - 12h49

Após revés, Brasil tenta a reabilitação contra a Austrália

Do UOL Esporte
Em São Paulo
Depois da derrota inesperada contra a Coréia do Sul, as jogadoras da seleção brasileira de basquete feminino terão pouco tempo para se recuperar, pois irão encarar já nesta segunda a Austrália, atual campeã mundial, na Arena Wukeson às 11h15 (de Brasília - 22h15 de Pequim).

Sergio Perez/Reuters
A pivô Êga acredita que a partida contra a Austrália, apesar de difícil, será equilibrada
BRASIL PERDE NA PRORROGAÇÃO
VEJA AS FOTOS DO JOGO
Brasileiras e australianas se enfrentaram 13 vezes em competições oficiais, com dez vitórias da Austrália contra três do Brasil. Na história das Olimpíadas as australianas ganharam os quatro confrontos.

"Como atual campeã mundial e vice-olímpica em Sydney-2000 e Atenas-2004, a Austrália é a grande força da nossa chave. Os principais destaques da equipe são a armadora Kristi Harrower, a ala Penny Taylor e ala/pivô Lauren Jackson, mas o conjunto da equipe é muito bom", analisou o técnico Paulo Bassul.

"A técnica Jan Stirling costuma fazer uma grande rotatividade entre as jogadoras, conseguindo manter um bom padrão de jogo, especialmente na defesa. Para vencer uma seleção como a australiana, é preciso manter a regularidade durante toda a partida", concluiu.

Para a pivô Êga vai ser um confronto difícil, mas o Brasil tem tudo para fazer um jogo equilibrado, apesar das duas vitórias australianas nos amistosos entre as duas seleções antes da Olimpíada.

"A Austrália é um time que admiro muito. Tem grandes estrelas do basquete mundial, mas formam um grupo humilde. Claro que a Lauren Jackson e a Penny Taylor são os destaques, mas não podemos esquecer da armadora Harrower. Joguei com ela na França (Valenciennes) e elas realmente sabe fazer uma equipe jogar", explicou a pivô Êga.

"A Austrália é um time excepcional, mas não um bicho-papão. No Mundial do Brasil, mandamos no segundo jogo contra elas por três quartos, mas não tivemos tranqüilidade para manter o ritmo. A nossa equipe está se renovando e precisamos jogar com solidariedade e defesa consistente", comentou.

De acordo com o regulamento da competição, na primeira fase as seleções jogam entre si nos seus respectivos grupos. As quatro primeiras colocadas de cada grupo se classificam para as quartas-de-final nos seguintes cruzamentos: A1 x B4, A2 x B3, B1 x A4 e B2 x A3. Os ganhadores disputam a semifinal e final.

Compartilhe: