UOL Olimpíadas 2008 Notícias

09/08/2008 - 10h02

Ao som de Xuxa, Ana Paula e Larissa superam erros e vencem na estréia

Lello Lopes
Em Pequim (China)
A estréia da dupla brasileira Ana Paula e Larissa no torneio de vôlei de praia dos Jogos Olímpicos de Pequim teve falta de entrosamento, erros bobos, rivais exportadas, calor, música da Xuxa, animador de torcida e dança sensual. Ao final de tudo isso, a dupla venceu as brasileiras Cris e Andrezza, que jogam pela Geórgia, pelo placar de 2 sets a 1, com parciais de 23-25, 21-17 e 15-5.

A partida deste sábado contra a dupla angolana formada por Fernandes e Morais era tudo que Ricardo e Emanuel precisavam para ganhar ritmo no desafio de defender a medalha de ouro nas Olimpíadas de Pequim. Em ritmo de treino, a dupla brasileira não teve dificuldade para conquistar a primeira vitória na competição, por 2 sets a 0, com parciais de 21 a 8 e 21 a 13.

Mesmo sabendo da fragilidade da equipe adversária, a dupla brasileira manteve a concentração para evitar surpresas. "Não tem diferença entre as duplas. Em Olimpíada, a gente joga qualquer partida como se fosse a última. Nós aprendemos isso", afirmou Emanuel.
RICARDO E EMANUEL VENCEM
LEIA MAIS
FOTOS DOS BRASILEIROS
CALENDÁRIO DA MODALIDADE
TABELA DO TORNEIO FEMININO
NOTÍCIAS DE VÔLEI DE PRAIA
O público que compareceu em bom número à Arena de Vôlei de Praia de Chaoyang enfrentou o forte calor da noite de Pequim. Mas a torcida foi agraciada com um espetáculo protagonizado por doze belas modelos vestindo maiôs verde-limão nos intervalos.

Além disso, os brasileiros se sentiram em casa. Um animador de torcida tentou levantar o público, enquanto clássicos do Queen, Ramones e Bon Jovi dividiam espaço na trilha sonora com "Ilariê", de Xuxa, "Liberar Geral", do Terra Samba, "Sorte Grande", de Ivete Sangalo, e a música tema de Os Caça-Fantasmas.

Esta foi a primeira partida de Larissa com Ana Paula. A dupla foi formada às pressas, após a desistência de Juliana, que não se recuperou de uma lesão no joelho direito sofrida em junho.

Ana Paula chegou a Pequim na manhã de sexta-feira e teve pouquíssimo tempo para se entrosar com Larissa. A falta de ritmo da jogadora, musa da seleção de quadra que foi medalha de bronze nos Jogos Olímpicos de Atlanta-1996, ficou latente com uma sucessão de erros bobos, principalmente na recepção.

"A gente confiava muito no talento individual. Eu sabia que no momento decisivo a gente conseguiria definir", disse Larissa.

A dupla da Geórgia, formada por duas jogadoras brasileiras naturalizadas, conseguiu equilibrar um duelo que teoricamente seria fácil. Cris e Andrezza, que jogam com as alcunhas de Saka e Rtvelo (que formam o nome do país em georgiano), ainda contaram com uma boa defesa para levar o primeiro set por 25-23.

A partir do segundo set, entretanto, a melhor qualidade técnica da dupla brasileira fez a diferença. Ana Paula e Larissa superaram a falta de ritmo e o excesso de erros e venceram as últimas parciais por 25-17 e 15-5.

No final da partida, exausta e encharcada de suor, Ana Paula disse que precisou se superar para conseguir a vitória. "Quando você está cansada, tem que fazer alguma coisa. Então eu coloquei o coração na quadra", afirmou.


Compartilhe: