UOL Olimpíadas 2008 Notícias

09/08/2008 - 15h18

João Derly inicia busca por ouro em chave complicada

Bruno Doro*
Em Pequim (China)
A exemplo dos outros dois brasileiros campeões mundiais, Tiago Camilo e Luciano Corrêa, o meio-leve João Derly não terá vida fácil no início da competição em Pequim. Após um sorteio complicado, o lutador deverá passar por dificuldades logo nas primeiras lutas se depender da qualidade dos adversários.

Sérgio Moraes/Reuters
João Derly pode ser o primeiro brasileio a conquitar uma medalha em Pequim-2008
ROMENA SURPREENDE E LEVA OURO
PRIMEIRO DIA DE COMPETIÇÃO
O primeiro desafio de Derly será o sul-coreano Joo-Jin Kim. Apesar de nunca ter enfrentado o asiático, seu rival vai ao torneio credenciado pela conquista da Super Copa do Mundo de Paris. O brasileiro chegou a disputar a competição em fevereiro, mas foi eliminado logo no começo e não foi à repescagem. "O João luta bem contra coreanos, o estilo encaixa", garantiu o técnico da equipe masculina, Luiz Shinohara.

Se passar da primeira luta, o gaúcho deverá ter menos problemas diante do venezuelano Ludwing Ortiz. Vale lembrar que o rival sul-americano já o derrotou na Copa do Mundo de Viena em fevereiro deste ano, mas Derly estava lesionado na época.

O mesmo segue para o italiano Giovanni Casale, que deverá se classificar para as quartas-de-final e lutar contra o brasileiro se ele avançar. O atleta da Europa também venceu o porto-alegrense em Viena. Na ocasião, o europeu devolveu o triunfo do brasileiro no Mundial do ano passado, no Rio de Janeiro.

"Ele [Derly] deve enfrentar o Casale por uma vaga na semifinal. O João já perdeu para ele neste ano, na Áustria, mas estava sentindo o ombro. Agora, ele está muito melhor", resumiu Shinohara.

Os três virtuais resultados positivos nos primeiros duelos serão suficientes para deixar o judoca da Sogipa entre os quatro finalistas. Lá, ele teria grandes chances de combater o experiente georgiano Zaza Kedelashvili ou o francês Benjamin Darbelet por um lugar na decisão.

Do outro lado da chave encontram-se outros judocas de renome e adversários já conhecidos de Derly, como o cubano Yordanis Arencibia (vice-mundial), o japonês Masato Uchishiba (atual campeão olímpico) e o iraniano Arash Miresmaeili (ex-campeão do mundo).

Com Rodrigo Farah, em São Paulo

Compartilhe: