UOL Olimpíadas 2008 Notícias

08/08/2008 - 05h23

ITF e Schuettler trocam farpas sobre vaga em Pequim

Do UOL Esporte
Em São Paulo
O tenista alemão Rainier Schuettler e a Federação Internacional de Tênis (ITF, na sigla em inglês) travam uma guerra de acusações por conta da ida do atleta às Olimpíadas.

Reuters
O tenista alemão e a entidade trocam acusações de mentiras em público
ITF IRRITADA COM DECISÃO DA CAS
CAS APROVA IDA DE SCHUETTLER
VEJA IMAGENS DOS TREINOS
Schuettler, que a princípio não havia atingido os critérios necessários para competir nos Jogos Olímpicos até a data-limite estipulada pela ITF (9 de junho), ganhou o direito de ir a Pequim na última segunda-feira (04/08) ao ter sua apelação acatada pela Corte Arbitral do Esporte (CAS).

A decisão da CAS irritou a federação, que enviou um comunicado afirmando que o critério adotado pela federação no mundo todo foi ignorado e que Schuettler está tomando o lugar ganho por seu compatriota Denis Gremelmayr, que acabou cortado da equipe.

"A ITF acha difícil aceitar que estes critérios possam ser mudados de um país para outro dependendo da visão particular dos comitês olímpicos nacionais", disse.

Schuettler retrucou em carta aberta, direcionada à entidade, afirmando que teve sua reputação manchada e que o comunicado era mentiroso, acusando a ITF de ser desrespeitosa com os atletas. "Minha apelação ao CAS nunca teve como objetivo evitar a participação de qualquer jogador que estivesse acima de mim no ranking", afirmou o tenista.

"Em minha opinião, esta não é a forma que uma federação esportiva deveria agir. Eu exijo desculpas a todos os atingidos por este comunicado", escreveu Schuettler.

O tenista alemão Michael Berrer também fez sua reclamação à federação, dizendo que seu nome não constava na lista de espera da entidade, mesmo ele tendo atingido os critérios exigidos. A afirmação foi logo negada pela ITF, que afirmou ter o nome de Berrer em sua lista desde o princípio.

Em resposta à carta de Schuettler, a entidade enviou um novo comunicado à imprensa. "Existem tantas inconsistências na carta do Sr. Schuettler que seria impossível para nós responder a cada uma de suas alegações", afirmou.

"Fizemos todo o possível nos últimos anos para garantir que cada atleta inserido nos critérios da ITF estivesse nos Jogos de Pequim. Infelizmente, alguns comitês olímpicos, incluindo o comitê alemão, decidiram não honrar estes critérios", disse o comunicado da entidade.

"Talvez se o Sr. Schuettler e o Sr. Berrer cooperassem com a federação, que tentou nas últimas semanas incluir o nome de Denis Gremelmayr nas Olimpíadas, nosso trabalho com os jogadores teria sido bem mais simples", finalizou a ITF.

Compartilhe: