UOL Olimpíadas 2008 Notícias

04/08/2008 - 15h14

Participação de tenista alemão em Pequim-2008 irrita ITF

Do UOL Esporte
Em São Paulo
Em comunicado oficial, a Federação Internacional de Tênis (ITF) demonstrou sua insatisfação com a decisão desta segunda-feira da Corte Arbitral do Esporte (CAS) em permitir que o alemão Rainer Schuettler participe dos Jogos Olímpicos de Pequim.

Vassil Donev/EFE
Prata nas duplas em Atenas-04, presença de Schuettler causa polêmica em Pequim
CAS APROVA ALEMÃO NOS JOGOS
UMIDADE PREOCUPA BELLUCCI
VEJA CALENDÁRIO DO TÊNIS
De acordo com a ITF, responsável por elaborar os critérios de seleção para os Jogos, Schuettler não deveria participar de Pequim-2008 porque não atende às exigências estipuladas pela entidade. Segundo a ITF, dois outros tenistas, Denis Gremelmayr e Michael Berrer, tinham preferência para ir a Pequim, mas o Comitê Olímpico alemão optou por Schuettler.

"Todo evento de tênis ao redor do mundo usa o ranking mundial como critério de seleção e a ITF acha difícil aceitar que este critério possa ser mudado de um país para outro dependendo da visão particular dos comitês olímpicos nacionais", alegou em nota a entidade.

A ITF estabelece que os 56 primeiros colocados no ranking da entidade estejam classificados para os Jogos, desde que cada país não ultrapasse o número de quatro atletas no torneio. Em sua defesa, Schuettler alegou que vários jogadores que atendiam aos critérios desistiram da competição e que o Comitê Olímpico Alemão garantiu sua vaga entre os quatro melhores tenistas do país.

A ITF, por sua vez, alega que Denis Gremelmayr e Michael Berrer estavam à frente de Schuettler na data final de seleção do ranking, dia 9 de junho de 2008.

Quatro anos atrás, em Atenas-04, Rainer Schuettler e Nicolas Kiefer conquistaram a medalha de prata nas duplas, perdendo a final para os chilenos Fernando González e Nicolas Massú.

Compartilhe: