UOL Olimpíadas 2008 Notícias

06/08/2008 - 06h59

Europeus vencem apelo, e seleção pode perder Rafinha e Diego

Bruno Freitas*
Em Shenyang (CHN)
Três clubes europeus venceram o apelo feito à Corte Arbitral do Esporte (CAS) pelo direito de não liberar seus jogadores para as Olimpíadas. Nesta quarta-feira, a entidade decidiu que os brasileiros Diego, do Werder Bremen, e Rafinha, do Schalke 04, além do argentino Lionel Messi, do Barcelona, podem permanecer em seus respectivos clubes.

AP
Meia Diego pode deixar a seleção brasileira para retornar ao Werder Bremen
SELEÇÃO FEMININA ESTRÉIA
EQUIPE FEMININA USA LOGO
PÁGINA OLÍMPICA DE FUTEBOL
PERFIS DAS SELEÇÕES BRASILEIRAS
De acordo com o CAS, "Schalke 04, Werder Bremen e Barcelona não têm obrigação de liberar seus respectivos jogadores Rafinha, Diego e Messi ao torneio olímpico de futebol, como pede a Fifa", mas pede que as partes "encontrem uma solução razoável".

Assim, ainda paira no ar a possibilidade de os dois jogadores brasileiros desfalcarem a seleção na véspera da estréia olímpica, contra a Bélgica. Procurada pela reportagem do UOL Esporte, a CBF (Confederação Brasileira de Futebol) informou que não foi notificada oficialmente da decisão da Corte Arbitral do Esporte, e por isso não se manifesta por enquanto. A entidade promete uma posição oficial caso seja contactada formalmente nas próximas horas.

O parecer contraria a decisão da Fifa, que havia determinado que os jogadores fossem obrigatoriamente liberados às seleções nacionais. Porém, a entidade pede que o desejo dos atletas também seja atendido.

"Essa decisão não afeta o status de seus jogadores, oficialmente convocados por seus Comitês Olímpicos Nacionais, que podem ser relacionados para competir nos Jogos Olímpicos de Pequim. O CAS faz um pedido à Fifa e aos clubes para que adotem uma solução razoável e com boa vontade em relação aos jogadores que desejem representar seu país nos Jogos Olímpicos", diz a sentença.

O torneio olímpico de futebol é destinado a jogadores de até 23 anos, com três exceções para atletas com maior idade. No entanto, os clubes europeus argumentaram que seus atletas olímpicos desfalcariam os times no início da temporada. Tanto o Barcelona como o Schalke 04 farão partidas pela Liga dos Campeões durante os Jogos Olímpicos.

O CAS justifica seu parecer com o seguinte argumento. "O torneio olímpico de futebol não está incluído no calendário, e não existe uma decisão específica do Comitê Executivo da Fifa que estabeleça a obrigação por parte dos clubes de liberar jogadores menores de 23 anos para este campeonato", explica o comunicado.

Na segunda-feira, o presidente da Fifa, Joseph Blatter, antecipou que respeitaria a decisão do CAS, mas disse esperar que os clubes fossem compreensíveis com a liberação às Olimpíadas. O torneio de futebol masculino começa na quinta-feira, na véspera da cerimônia de abertura.

*com agências internacionais

Compartilhe: