UOL Olimpíadas 2008 Notícias

06/08/2008 - 09h12

Ronaldinho pode ser 1º campeão olímpico e mundial desde 1938

Bruno Freitas
Em Shenyang (China)
O brasileiro Ronaldinho Gaúcho tem a chance de derrubar uma longa escrita no cenário do futebol internacional, com a oportunidade nos Jogos de Pequim de adicionar o título olímpico à conquista da Copa do Mundo, que já consta em seu currículo profissional.

Martin Mejia/AFP
Ao lado de Dunga, Ronaldinho Gaúcho busca fazer história com título olímpico
NOVA OPORTUNIDADE PARA O CRAQUE
LEIA MAIS SOBRE A SELEÇÃO
TUDO SOBRE AS OLIMPÍADAS
Desta forma, o meia do Milan, em caso de medalha de ouro na China, pode se tornar o primeiro jogador a acumular os títulos mundial e olímpico desde 1938.

Campeões dos Jogos de Berlim com a Itália em 1936, os italianos Alfredo Foni, Sergio Bertoni, Ugo Locatelli e Pietro Rava integraram a equipe que conquistou a Copa do Mundo da França, dois anos mais tarde.

Antes, o feito já havia sido conquistado por um punhado de jogadores uruguaios, como Hector Scarone e José Nasazzi, presentes nas conquistas olímpicas de 1924 (Paris) e 1928 (Amsterdã) e mais tarde no título da primeira edição da Copa do Mundo, em 1930.

Pelo Brasil, três jogadores tiveram a chance de igualar o feito nos Jogos de Atlanta em 1996, mas sem sucesso. Bebeto, Ronaldo e Aldair, figuras presentes na conquista do tetracampeonato mundial, participaram da campanha olímpica que terminou com a medalha de bronze.

"O peso desta medalha é o mesmo, é uma competição de muita importância, todo mundo tem consciência de que é um ouro para entrar para a história. Assim como o Mundial e outras competições", declarou Ronaldinho durante os dias finais de preparação na China.

Compartilhe: