UOL Olimpíadas 2008 Notícias

04/08/2008 - 16h22

Favoritas das barras lutam contra lesões para estarem bem em Pequim

Do UOL Esporte
Em São Paulo
Dois dos grandes nomes da ginástica artística na disputa das barras assiméticas estão lutando contra o relógio para estarem em suas melhores condições físicas a partir do próximo sábado, quando começam as provas da modalidade nos Jogos Olímpicos de Pequim.

Tim Wimborne/Reuters
Uma lesão no tornozelo no último sábado pode tirar Chellsie Memmel de Pequim
BRASILEIRAS SIMULAM OLIMPÍADA
CALENDÁRIO DA GINÁSTICA ARTÍSTICA
Campeã mundial do individual geral em 2005 e medalha de prata nas barras nos Mundiais de 2003 e 2005, a norte-americana Chellsie Memmel, uma das melhores atletas de seu país nos últimos anos, sofreu uma lesão no tornozelo no último sábado, durante um treinamento, e seu estado foi colocado em alerta pela comissão médica da equipe de ginástica dos Estados Unidos.

"A Federação Norte-Americana de Ginástica irá monitorar Chellsie diariamente", afirmou Steve Penny, presidente da Federação Norte-Americana de Ginástica, que rechaçou, por ora, um possível corte da atleta.

Memmel voltou a treinar no domingo, mas não participou das rotinas de solo e salto, limitando-se aos exercícios de barras e trave. Essa opção por dois aparelhos poderá ser justamente a estratégia usada pela ginasta e sua comissão nos Jogos de Pequim.

Essa não é a primeira vez que a norte-americana sofre com lesões, muito pelo contrário. Em 2004, Memmel ficou fora dos Jogos de Atenas devido a uma contusão no pé. Em 2005, ela retornou em grande estilo, mas nos dois anos seguintes voltou a conviver com lesões que a impediram de participar das principais competições mundiais de ginástica artística.

Outra grande atleta das barras, a britânica Elizabeth Tweddle, já avisou que abdicará de dois aparelhos para chegar com chances na disputa daquela que é sua prova mais forte. Líder do ranking mundial das assiméticas e campeã mundial do aparelho em 2006, a veterana de 23 anos informou que não participará do salto nem da trave de equilíbrio dos Jogos de Pequim devido a um problema em uma das costelas.

Segundo Adrian Stan, técnico da britânica, Tweddle tem sentido dores durante os treinos desde a última terça-feira. Ainda de acordo com o treinador, a lesão não é grave, mas merece atenção.

Para tratar do problema com ainda mais cuidado, a ginasta permanecerá por mais dois dias na sede da aclimatação da equipe em Macau, enquanto as demais atletas do grupo já foram para a Vila Olímpica.

Embora seu aparelho mais forte sejam as barras, Elizabeth Tweddle também tem grandes resultados no solo, sendo a terceira melhor do mundo segundo o ranking da Federação Internacional. Dessa maneira, é uma das rivais das brasileiras Daiane dos Santos e Jade Barbosa, ambas com chances reais de atingir a final olímpica nesta prova.

Compartilhe: