UOL Olimpíadas 2008 Notícias

04/08/2008 - 14h20

Varas de Fabiana Murer chegam em Macau após epopéia em Hong Kong

Bruno Doro
Em Macau (China)
As varas de Fabiana Murer já chegaram em Macau, onde a equipe brasileira de atletismo faz a aclimatação para as Olimpíadas de Pequim. Para isso, porém, até mesmo o Comitê Olímpico de Macau teve de entrar na negociação para trazer o equipamento para o antigo território português.

Flávio Florido/UOL Esporte
Fabiana Murer poderá voltar a treinar com suas varas, que já chegaram em Macau
TUFÃO ALERTA ATLETISMO EM MACAU
LEIA MAIS NOTÍCIAS OLÍMPICAS
VEJA AS FOTOS DOS TREINOS
Técnico de Fabiana e Fábio Gomes, Élson Miranda veio com o pacote de equipamentos desde o Brasil até Hong Kong. O Comitê Olímpico Brasileiro e a confederação de atletismo já tinham contratado uma transportadora para que as varas fossem de balsa de Hong Kong para Macau. Quando Miranda chegou à empresa, porém, os funcionários se recusaram a levar os pacotes de mais de cinco metros.

"Estava tudo acertado há algum tempo, mas na hora disseram que não iriam transportar as varas. Tivemos de acionar o comitê olímpico local para resolver o caso", conta Martinho Nobre, chefe da delegação de atletismo. No final, o material embarcou na balsa das 19 horas (em Macau) e chegou às mãos de Fabiana às 21h.

"A vara é um material difícil. A medida do masculino é de 5,20 metros e não são todas as companhias que aceitam transportar como bagagem, ainda mais com o mundo enfrentando problemas de terrorismo. Geralmente, os aeroportos e as companhias aéreas não estão preparados para lidar com esse material", reclama Élson.

Para evitar maiores problemas, Élson não foi para Macau junto com seus atletas. Ele preparou um único pacote com os jogos de varas dos três que usarão o equipamento em Pequim: Fabiana, Fábio e o decatleta Carlos Chinin. "É sempre um stress para os técnicos e os atletas. Eu trouxe em um pacote só, mas mesmo assim, a dificuldade foi grande para chegar aqui".

A estréia dos saltadores em Macau, porém, ainda vai ter de esperar até quarta-feira. Segundo o cronograma montado por Miranda, nesta terça-feira o treinamento ainda é físico. "Em dois dias vou voltar a saltar. Vai ser bom. Já faz tempo", comemorou Fabiana, que compete no dia 16 nas Olimpíadas.

Compartilhe: