UOL Olimpíadas 2008 Notícias

30/07/2008 - 09h59

Barça aceita liberar Messi, mas avisa que vai recorrer ao CAS

Das agências internacionais
Em Florença (ITA)
Diante da determinação da Fifa divulgada nesta quarta-feira sobre a obrigatoriedade de os clubes liberarem seus jogadores sub-23 para as seleções olímpicas, o presidente do Barcelona, Joan Laporta, afirmou que permitirá que Lionel Messi viaje a Pequim para integrar-se ao combinado argentino. Ele deixou claro, no entanto, que o clube catalão recorrerá à Corte Arbitral do Esporte (CAS).

AFP/Josep Lago
Joan Laporta quer Messi de volta ao Barça antes da prévia da Liga dos Campeões
BRASILEIROS ENVOLVIDOS NA 'BRIGA'
CALDERÓN PRESSIONA C. RONALDO
FOTOS DOS TREINOS DESTA QUARTA
PÁGINA DE PEQUIM-08 NO UOL
"Observando a resolução da Fifa, entendo que será muito difícil manter o jogador e levá-lo à turnê norte-americana que o Barça iniciará na próxima quinta-feira", admitiu Laporta, lembrando que Messi também ficará de fora do amistoso contra a Fiorentina, agendado para esta noite na Itália.

Na chegada à Florença, nesta manhã, o argentino demonstrou interesse em defender sua seleção, mas afirmou que faria aquilo que fosse determinado pela Fifa. No entanto, lembrou que, caso o CAS desse um veredicto em favor do Barcelona, retornaria ao clube na mesma hora.

"Quando sair a resolução da Fifa, farei o que eu já disse [viajar com a seleção a Pequim]. E, se eu estiver lá e o CAS disser que tenho que voltar, voltarei", afirmou o atacante minutos antes de a entidade máxima do futebol divulgar sua determinação.

A ordem partiu da Comissão do Estatuto do Jogador da Fifa, por meio do juiz tunisiano Slim Aloulou. O Comitê de Urgência da entidade já havia ressaltado que os atletas com idade olímpica, até 23 anos, tinham que ser obrigatoriamente liberados pelos seus clubes.

A insistência do Barcelona em não liberar Messi não reside na disputa de amistosos de pré-temporada na Itália e nos Estados Unidos. O que o clube quer é contar com seu principal jogador na fase prévia da Liga dos Campeões, entre os dias 12 e 13 de agosto. Os catalães chegaram a propor à Associação de Futebol Argentino (AFA) que Messi fosse liberado apenas após essa data, mas a entidade recusou, já que a seleção argentina, nesse caso, receberia o jogador apenas na segunda fase das Olimpíadas.

Quem também deve recorrer ao CAS são os alemães Schalke 04 e Werder Bremen dos brasileiros Rafinha e Diego, respectivamente. Os dois jogadores se apresentaram à seleção a contragosto de seus clubes. Os alemães receberam com calma a decisão tomada pela Fifa e agora esperam que o CAS, ao qual apresentaram um recurso para vetar a participação dos atletas, se pronuncie sobre o caso.

Compartilhe: