UOL Olimpíadas 2008 Notícias

29/07/2008 - 12h25

Kobe Bryant: "Oscar deveria ser mais conhecido nos EUA"

Bruno Doro
Em Macau (China)
Eleito o melhor jogador da NBA nesta temporada, Kobe Bryant prestou nesta terça-feira, em Macau, homenagem ao brasileiro Oscar Schmidt. O ala do Los Angeles Lakers cresceu na Itália e assistiu ao cestinha em sua fase européia. E virou fã do "Mão Santa". Segundo ele, é uma pena que Oscar seja quase desconhecido na América do norte.

Kin Cheung/AP
Kobe assistiu ao brasileiro Oscar na época de criança, quando morava na Itália
VEJA O CALENDÁRIO DO BASQUETE
ESTRELAS BRIGAM POR VAGA
EUA TREINAM EM MACAU
ÚLTIMA OLIMPÍADA DE OSCAR
"Ele era um dos caras que eu assistia (na Itália) e aprendi demais com ele. Os jogadores nos EUA não o conhecem muito, mas deveriam saber mais. Ele era simplesmente um jogador incrível. Um dos maiores cestinhas que eu já vi", afirmou o jogador, que está na China com a seleção norte-americana que vai disputar os Jogos Olímpicos de Pequim.

Além de Oscar, Kobe mostrou conhecimento ao comentar a atual situação do basquete brasileiro, que não vai para as Olimpíadas há 12 anos. A última participação, inclusive, foi em Atlanta-1996, justamente na despedida de Oscar dos Jogos.

"É só uma fase. O Brasil tem muitos jogadores de basquete talentosos. (Leandrinho) Barbosa é um dos meus jogadores favoritos na NBA. E Nenê. Eles têm muito talento. Estão enfrentando algumas mudanças de treinador, é só esperar um pouco que o caminho para o sucesso vai aparecer".

Futebol, Ronaldinho e Marta

Durante o treino desta terça-feira, Bryant falou também sobre futebol. E, depois, fez até mesmo embaixadinhas com a bola de basquete. "O problema dos brasileiros é muito futebol", brincou, ao ser questionado sobre porque os fracassos da seleção brasileira. "Para o Brasil é mais fácil o futebol do que o basquete".

Fã do "soccer" desde os tempos que seu pai, Joe Bryant, jogou na Itália, ele ainda escalou o ataque da seleção brasileira e mencionou até mesmo Marta, estrela da seleção feminina.

"Eu conheço Ronaldinho, Robinho, Kaká, são todos atletas fabulosos. Espero ter tempo para assistir aos jogos do Ronaldinho em Pequim. E também da Marta, que é uma das melhores jogadoras que já vi", afirmou o ala da seleção norte-americana de basquete.

Os EUA estão em Macau para dois amistosos de preparação para as Olimpíadas. A equipe, formada por estrelas da NBA, joga nesta quinta-feira contra a Turquia e, na sexta, contra a Lituânia.

Compartilhe: