UOL Olimpíadas 2008 Notícias

29/07/2008 - 07h00

Em prévia olímpica, Jadel enfrenta campeão mundial em Mônaco

Do UOL Esporte
Em São Paulo
A apenas dez dias da abertura oficial das Olimpíadas de Pequim, o brasileiro Jadel Gregório enfim terá seu primeiro grande duelo na temporada. Nesta terça-feira, ele encontra o português Nelson Évora, responsável por tirar o ouro do paranaense no Mundial de Osaka-2007, na prova de salto triplo no Super Grand Prix de Mônaco.

AFP
Jadel (à esq.) e Évora dividiram o pódio no Mundial-2007 e agora duelam em Mônaco
JAMAICA TEM CASO DE DOPING
VEJA O PERFIL DE JADEL GREGÓRIO
Será a primeira vez que os dois se encontram em 2008, e Jadel terá a primeira oportunidade de avaliar como está diante do seu maior adversário ao ouro olímpico. Évora disputou poucas competições no ano, e o brasileiro também foi a um número reduzido de eventos fora do país.

A opção fez com que ambos sequer apareçam entre os dez melhores resultados de 2008. Jadel tem como melhor marca 17,28 m, apenas cinco centímetros a mais que a maior performance do campeão mundial. Em Mônaco, ele terão a oportunidade de encarar ainda Randy Lewis, de Granada, que é o quarto melhor do ano, o eslovaco Dmitrij Valukevic (sexto) e o norte-americano Aarik Wilson (sétimo).

O evento ainda será importante para outra esperança brasileira ao pódio olímpico. Fabiana Murer voltará a se encontrar com as russas Yelena Isinbayeva e Svetlana Feofanova, e as polonesas Monika Pyrek e Anna Rogowska, que serão algumas de suas maiores concorrentes em Pequim no salto com vara.

Na última sexta-feira, a atleta paulista foi superada por Isinbayeva, Rogowska e pela norte-americana Jenny Stuczynski, que não figura na lista de participantes em Mônaco, em Londres e ficou em quarto lugar com 4,65 m, 15 centímetros abaixo de sua melhor marca pessoal.

O Brasil ainda terá mais uma representante no evento: a saltadora Keila Costa, que disputa o salto em distância e enfrentará a portuguesa Naide Gomes, atual campeã mundial indoor, e a russa Tatyana Kotova. Maurren Maggi, maior nome do Brasil na prova, não está na lista divulgada pela organização do evento.

Além dos brasileiros, a competição em Mônaco, a última de grande importância a ser disputada antes de Pequim, terá a participação do velocista jamaicano Asafa Powell nos 100 m rasos, e do fundista norte-americano Bernard Lagat nos 1.500 m rasos, dois favoritos ao ouro em suas provas nas Olimpíadas.

Compartilhe: