UOL Olimpíadas 2008 Notícias

28/07/2008 - 14h51

Campeã mundial do ciclismo dá positivo em antidoping

Das agências internacionais
Em Roma (ITA)
A menos de duas semanas dos Jogos Olímpicos, o ciclismo teve outro grande nome envolvido em caso de doping. Desta vez, o exame positivo foi da campeã mundial da categoria estrada, a italiana Marta Bastianelli, anunciado nesta segunda-feira pela imprensa do país.

O teste foi realizado na ciclista no dia 5 de julho, durante o Campeonato Europeu sub-23, em Verbania (ITA), e apontou o uso de um estimulante proibido pela União Ciclística Internacional (UCI). O incidente pode causar a suspensão da italiana, uma vez que a contraprova confirme a utilização da substância.

Bastianelli, de apenas 21 anos, estava convocada para defender a Itália durante as Olimpíadas de Pequim, mas desfalcará a delegação do seu país.

A ciclista ficou conhecida por ter como principal resultado a medalha de ouro na edição de 2007 do Campeonato Mundial de Ciclismo de Estrada, realizado pela UCI em Stuttgart. Ela surpreendeu ao bater a defensora do título, a holandesa Marianne Vos.

O presidente da Federação Italiana de Ciclismo, Renato di Rocco, minimizou a culpa de Bastianelli e saiu em sua defesa. "Ela foi incrivelmente ingênua. O teste deu positivo para a substância flenfluramina, que é um componente de um produto para emagrecimento. Ela está com uma obsessão por perder peso, só come salada".

Masculino
O anúncio do caso da italiana aconteceu dois dias antes do julgamento de Riccardo Riccò, que testou positivo por EPO na quarta etapa da Volta da França. Além dele, Leonardo Piepoli também será julgado por doping pelo Comitê Olímpico Italiano. Piepoli nunca teve resultados alterados em exames antidoping, mas foi demitido pela sua equipe, a Saunier Duval, por conduta não apropriada, segundo o código de ética do time.

Compartilhe: