UOL Olimpíadas 2008 Notícias

25/07/2008 - 17h07

Em jogo equilibrado, seleção feminina de handebol perde outra

Do UOL Esporte
Em São Paulo
A seleção feminina de handebol perdeu pela segunda vez no Torneio da França, última fase da preparação da equipe antes dos Jogos de Pequim. Depois da incisiva derrota para a Rússia, o Brasil conseguiu evoluir contra as francesas, donas da casa e, apesar de se manter próximo no marcador, acabou sendo superado no último minuto, por 26 a 24.

No início da partida, as duas seleções se estudaram, tanto que demoraram quatro minutos para saírem do 0 a 0. As equipes se revezaram à frente do placar, com ligeira vantagem das francesas, quintas colocadas no Mundial disputada em 2007 - o Brasil foi 14º. As donas da casa acabaram o primeiro tempo na frente: 13 a 12.

Além do sucesso nas conclusões, as brasileiras, comandadas pelo técnico espanhol Juan Oliver, contaram com uma grande atuação da goleira Darli, que fechou o gol verde-amarelo, assim como Chana, no segundo tempo. Na etapa decisiva, a partida seguiu com o placar apertado, mas o Brasil conseguiu tomar a vantagem e chegou a abrir 15 a 13.

Com o marcador na maior parte do tempo empatado, a decisão ficou para os minutos finais do jogo e o Brasil mostrou sua força mesmo com a desvantagem física para as rivais. O maior problema brasileiro foi com a ausência de Fabiana Kuestner no fim do jogo. Numa disputa de bola, a brasileira foi ao chão com dores na perna esquerda e deixou a quadra chorando, carregada pelo médico da seleção.

Sem ela, o Brasil permitiu a virada das francesas, que abriram dois gols no último minuto e garantiram a vitória na partida. A artilheira brasileira foi a armadora Deonise, com quatro gols.

O Brasil encerra no domingo sua participação no Torneio da França, última competição antes dos Jogos Olímpicos de Pequim. As adversárias serão as romenas, às 9h. Após a partida, a seleção voltará ao Brasil no dia 29, mas embarca no mesmo dia para a Coréia, onde realizará a aclimatação antes de viajar para Pequim.

Surpresa
No outro jogo da rodada no torneio francês, a Romênia surpreendeu as atuais campeãs mundiais, as russas, e conseguiu o empate em 33 a 33. A Rússia começou a partida na frente, chegando a abrir quatro gols no placar e fechando o primeiro tempo em 17 a 15.

As duas equipes provaram ter força no ataque, mas a partir do início da segunda etapa, as romenas conseguiram aproveitar melhor as finalizações e lideraram o placar até o último minuto. A Rússia conseguiu assegurar o empate, mas foi pressionada até o fim da partida.

Compartilhe: