UOL Olimpíadas 2008 Notícias

25/07/2008 - 09h02

Dunga comanda coletivo e revela Ronaldinho e Pato no ataque

Do UOL Esporte
Em São Paulo*
Após dois dias de treinamentos em Cingapura, o técnico Dunga já começa a definir o time titular para os Jogos Olímpicos de Pequim. Sem Robinho, vetado pelo Real Madrid, Ronaldinho Gaúcho será deslocado para o ataque e formará dupla com seu agora colega no Milan Alexandre Pato.

Nesta sexta-feira, Dunga promoveu o primeiro coletivo em Cingapura. O time titular foi formado por Renan, Rafinha, Thiago Silva, Alex Silva e Marcelo; Lucas, Hernanes, Anderson e Diego; Ronaldinho e Alexandre Pato e apenas empatou com os suplentes - que contaram com a presença de quatro jogadores locais - por 1 a 1. A movimentação, entretanto, durou apenas 30 minutos. O gol dos titulares foi marcado por Pato.

Dunga aprovou a equipe. "Gostei do treino, todos procuraram se movimentar, não houve nesse primeiro coletivo a preocupação com o resultado de placar, e sim procurar a repetição das jogadas. O objetivo logicamente é começar a montar o time, buscando o entrosamento através do aproveitamento dos jogadores nas suas melhores características", disse o treinador.

Mesmo criticado por conta dos maus resultados recentes no time principal, Dunga manteve a postura de escalar três volantes na seleção. Diego, único jogador com características ofensivas no meio-campo, porém, não se considera sobrecarregado e acredita que os Jogos Olímpicos servirão para que ele mostre serviço com vistas à Copa do Mundo de 2010, na África do Sul.

"É verdade que em dois anos muita coisa pode acontecer, mas seria uma maneira de me firmar no grupo que vai disputar a Copa do Mundo em 2010", declarou Diego em entrevista à Rede Globo. O jogador integra a seleção sem a autorização de seu clube, o Werder Bremen, que afirma que entrará com ação contra o Comitê Olímpico Internacional na Corte Arbitral do Esporte.

O treino desta sexta também enfatizou as jogadas de bola parada, principalmente da bola aérea. Dunga e o auxiliar técnico Jorginho insistiram na repetição de escanteios e de cobranças de faltas com bolas alçadas na aérea do adversário. O preparador físico Paulo Paixão ainda administrou uma seqüência de exercícios para Pato, Anderson, Marcelo, Rafael Sobis e Ronaldinho. Os demais não participaram do trabalho.

O grupo de 18 jogadores que representará o Brasil nos Jogos Olímpicos de Pequim voltará a treinar em dois períodos neste sábado. Já no domingo, véspera do amistoso contra Cingapura no Estádio Nacional local, a equipe trabalhará apenas uma vez. O primeiro confronto internacional com vistas aos Jogos de Pequim está marcado para as 9h de Brasília (20h local).

*Atualizada às 11h20

Compartilhe: