UOL Olimpíadas 2008 Notícias

23/07/2008 - 08h31

Thiago Pereira se diz confiante, mas repete discurso de Atenas

Fernanda Brambilla
Em São Paulo
Em seu último encontro com a imprensa antes de deixar o país rumo às Olimpíadas de Pequim, Thiago Pereira esbanjou confiança. Mostrando-se distante de Atenas-2004, quando foi o quinto colocado nos 200 m medley, o nadador afirmou estar preparado para a pressão de ser considerado uma das maiores esperanças de medalha do país. No entanto, o nadador, assim como quatro anos atrás, frisou a final olímpica como o grande objetivo na China.

"Meu objetivo é a final olímpica, e é nisso que eu quero pensar. Pra disputar medalha, tem que estar entre os oito. Então, antes de pensar em medalha, em qualquer outra coisa que seja, preciso estar na final. Na final, a gente vê o que é que dá", afirmou o nadador, que minimizou a pressão gerada após a badalação com seu desempenho nos Jogos Pan-Americanos do Rio.

"Sempre que a gente aparece mais, a pressão aumenta, isso faz parte", resumiu Pereira. "Quem souber lidar com isso melhor, fará a melhor prova. Eu sei que existe essa expectativa em cima da natação, principalmente depois dos anos 90, das conquistas do Gustavo (Borges) e do Xuxa (Fernando Scherer), e ainda mais depois de Atenas-2004, quando não veio nenhuma medalha."

Seu treinador, Fernando Vanzella, também se valeu do exemplo dos medalhistas veteranos. "Em Atlanta-1996, ninguém apostava no Xuxa nos 50 m livre. Ele quase não se classificou à final. Largou na raia 8 na decisão e subiu no pódio", lembrou.

Por ora, Thiago Pereira não fala em tempos, mas em satisfação, assim como fez em Atenas. "Não penso em uma marca tal, quero cair na piscina e dar o melhor de mim. Quero sair da água satisfeito de que fiz o meu melhor. É claro que, consequentemente, espero que esse meu melhor seja poder estar dentro de uma final, e quem sabe estar disputando uma medalha", divagou o nadador, que se disse "muito mais maduro" em sua segunda Olimpíada.

"Aconteceu tudo muito rápido em 2004, e eu sofri muito com a ansiedade. Em 2002, eu fui para o Minas (clube de BH que defende até hoje) e não tinha nem uma medalha no Campeonato Brasileiro. Dois anos depois, era cotado pra ser vice-campeão olímpico pela Sports Illustrated", disse o nadador. "Valeu como uma primeira experiência. Mas é claro que estou muito mais bem preparado agora." Em Pequim, Thiago nadará os 200 m e 400 m medley, além do revezamento 4 x 200 m livre.

Compartilhe: