UOL Olimpíadas 2008 Notícias

22/07/2008 - 13h13

Olímpicos inspiram único brasileiro do levantamento de peso

Fernando Narazaki
Em São Paulo
Maria Elizabete Jorge e Edmílson Dantas. Eles foram os únicos brasileiros que estiveram no levantamento de peso nas Olimpíadas desde Barcelona-1992. A primeira foi a pioneira das mulheres ao competir na categoria até 48 kg dos Jogos de Sydney-2000, enquanto Dantas participou em Atlanta-1996 (21º na categoria até 99 kg), Barcelona-1992 (18º na categoria até 100 kg) e Seul-1988 (21º na categoria até 90 kg).

OS ÚLTIMOS OLÍMPICOS
Reuters
Maria Elizabete defendeu o Brasil no levantamento de peso em 2000
Arquivo/Folha Imagem
Atual técnico da seleção, Edmílson Dantas participou de três Olimpíadas
WELLISON SILVA LEVA VAGA
SAIBA MAIS SOBRE A MODALIDADE
CHINA: FAVORITA NO LEVANTAMENTO
Na edição da Coréia do Sul, o pesista ainda teve a companhia de Edwaldo Santos, que disputou a prova até 67,5 kg. Agora, o Brasil voltará a ter um representante na modalidade e a missão caberá justamente a um atleta que já treinou com Maria Elizabete e Edmílson Dantas.

O mineiro Wellison Silva, escolhido para disputar a categoria até 69 kg, vem treinando com Dantas, hoje técnico da seleção brasileira, desde o início deste mês. Antes de vir a São Paulo, o representante brasileiro em Pequim treinava em Viçosa sob os olhares atentos de Bete. Foi, aliás, a pioneira do levantamento de peso feminino que levou o pesista ao esporte.

"Estava jogando futebol e a Maria Elizabete me convidou para treinar. Fiquei uma semana e depois saí. Voltei quando um amigo meu chamou, tomei gosto e nunca mais saí. Hoje a Maria Elizabete ainda é minha técnica e tenho muito respeito por ela", destaca Silva, que iniciou na modalidade em novembro de 2000.

Agora, o mineiro tem a chance de aprender com um de seus ídolos no esporte. "Ele (Edmílson Dantas) é um cara que confio muito. Disputou três Olimpíadas, tem uma bagagem e um currículo muito grande, e está me ajudando muito nesta reta final. É um privilégio", aponta o pesista.

Silva disputará sua primeira Olimpíada e terá a companhia de Dantas na viagem. O técnico promete compartilhar com o atleta as dificuldades que viveu nos anos 80 e 90. "Uma viagem para a Ásia nunca é fácil e passei por isso em Seul. Vou procurar passar ao máximo o que vivi e quero ajudá-lo no que puder. Sei que é ótimo ter ao lado um técnico para você aquecer, saber o ponto certo de parar e chegar bem na competição. Muitas vezes só viajava com o presidente da Confederação junto. Não quero que ele enfrente as mesmas dificuldades", avalia Dantas.

Nas próximas duas semanas, a luta da dupla será também para corrigir uma deficiência técnica de Wellison Silva para que ele possa quebrar o recorde sul-americano e chegar à marca planejada de 310 kg. "Tenho uma falha técnica grave no segundo tempo do arremesso. Até lá, acho que consigo melhorar e atingir o objetivo", diz Silva, que tem como melhor marca a somatória de 298 kg.

Compartilhe: