UOL Olimpíadas 2008 Notícias

22/07/2008 - 13h10

Wellison Silva será representante brasileiro no levantamento de peso

Fernando Narazaki
Em São Paulo
O mineiro Wellison Silva foi escolhido pelo técnico da seleção brasileira, Edmílson Dantas, para ser o representante do país no levantamento de peso nas Olimpíadas de Pequim. Ele disputará a categoria até 69 kg e fará sua estréia neste tipo de competição.

Divulgação/COB
Wellison Silva participou do Pan de Santo Domingo-2003 e do Rio de Janeiro-2007
OLÍMPICOS INSPIRAM MINEIRO
SAIBA MAIS SOBRE A MODALIDADE
CHINA: FAVORITA NO LEVANTAMENTO
O pesista disputava a vaga com Bruno Brandão, da categoria até 105 kg, mas acabou sendo a opção após uma semana de treinos em São Paulo no início deste mês. Para a escolha, Dantas levou em consideração os resultados dos atletas nos últimos três Mundiais, nos Jogos Pan-Americanos do Rio de Janeiro e no Pré-Olímpico de 2007, e mais uma avaliação da performance que cada um poderia ter na China.

"Foi feito também um percentual de quanto eles fariam em relação ao ranking mundial para chegar nesta conclusão. O Wellison é um atleta que tem grande potencial e pode atingir um bom resultado para o país, pois vem mostrando isso nos treinos", explica o técnico.

A previsão é que o mineiro, nascido em Viçosa, melhore em 12 quilos o recorde sul-americano que detém atualmente. "Já fiz 298 kg no total em competição oficial, mas já levantei 301 kg (136 kg no arranco e 165 kg no arremesso) durante o treino. Sei que é pouco tempo, mas acho que posso alcançar os 310 kg", afirma Silva.

Na avaliação de Dantas, o único brasileiro na modalidade em Pequim poderia até render mais, porém o pouco tempo de preparação fez com que os objetivos fossem diminuídos. "Se ele tivesse mais dias para treinar, ele poderia chegar até a 317 kg no total. Com isso, ele provavelmente estaria entre os dez melhores colocados. Agora, vai depender muito de quem estará lá", analisa.

Além das duas semanas de treino, outra dificuldade citada pelo treinador será a adaptação ao fuso horário chinês. "A gente só embarca dia 1º e teremos 11 dias para se adaptar até a competição. O tempo curto, vou ter de fazer algumas alterações para evitar o jet lag (adaptação ao fuso), pois sei da dificuldade que é. Mas não tem jeito, ele está ciente do que precisará mudar e tenho confiança que conseguirá", aposta Dantas.

Com a participação, o pesista encerra uma ausência de 12 anos do Brasil na prova masculina do levantamento de peso. O último a competir foi justamente Edmílson Dantas, que ainda defendeu o país em Seul-1988 e Barcelona-1992. Em Sydney-2000, Maria Elizabete Jorge foi a primeira mulher a disputar o evento e, quatro anos depois, o país não classificou representantes.

O mineiro ganhou fama no Brasil pelo acidente sofrido nos Jogos Pan-Americanos de Santo Domingo-2003, quando foi atingido pelo peso durante uma tentativa. Na ocasião, ele foi levado ao hospital, mas escapou ileso. Passados cinco anos, o pesista assegura que o incidente está totalmente superado. "Nem lembro mais disso. Aconteceu porque eu era muito jovem e tinha pouco tempo no esporte (menos de três anos). Agora, estou pronto e preparado para defender bem o meu país", diz.

Na China, os favoritos da categoria de Wellison Silva são justamente os atletas do país-anfitrião. No Mundial de Chiang Mai, em 2007, os chineses fizeram a dobradinha no pódio com Guozheng Zhang (com 347 kg no total) e Zhiyong Shi (338 kg).

Compartilhe: