UOL Olimpíadas 2008 Notícias

18/07/2008 - 11h06

Porto Rico derruba primeiro europeu e avança no Pré-Olímpico

Giancarlo Giampietro
Em Atenas (Grécia)
Atenção com Porto Rico. Nesta sexta-feira, a equipe caribenha bateu a Eslovênia por 81 a 70 e se classificou para a semifinal do Pré-Olímpico de basquete, em Atenas. Essa foi a primeira derrota de um país europeu no torneio.

Orestis Panagiotou/EFE
Carlos Arroyo sobe para marcar mais dois pontos para Porto Rico, que está na semi
CROÁCIA VAI À SEMIFINAL
LEIA MAIS SOBRE BASQUETE
Os porto-riquenhos devem enfrentar a Grécia na semi, já que os anfitriões são os grandes favoritos diante da Nova Zelândia, na partida de encerramento da rodada.

Na primeira fase, os europeus haviam vencido seus oito jogos no torneio - a Grécia no grupo A (contra Brasil e Líbano), a Alemanha no B (contra Nova Zelândia e Cabo Verde), a Eslovênia no C (contra Canadá e Coréia do Sul) e a Croácia no D (contra Camarões e Porto Rico).

Para derrubar os eslovenos, o técnico Manuel Cintrón usou uma série de diferentes combinações em suas rotações, variando muito a defesa na marcação por zona. Foi com essa marcação bem ajustada, com atletas baixos, mas determinados que o time abriu uma vantagem de cinco pontos no final do primeiro quarto, de seis pontos (21 a 15).

Os eslovenos tiveram dificuldade para converter seus arremessos, mas ainda batalharam o placar e foram para o intervalo com um empate de 34 a 34 graças a uma grande vantagem nos rebotes. O pivô Rasho Nesterovic, do Indiana Pacers, e Uros Slokar, ex-Toronto Raptors, fizeram a diferença nesse setor.

No segundo tempo, Cintrón deixou os grandalhões Peter Ramos e Daniel Santiago em quadra simultaneamente e acertou a cobertura dos rebotes defensivos para impedir o bombardeio adversário.

Com os "baixinhos" Carlos Arroyo, Larry Ayuso e José Juan Barea no perímetro, os porto-riquenhos, no ataque, sempre encontraram uma válvula de escape em jogadas individuais.

Em uma Arena Olímpica vazia - os gregos fazem apenas o jogo de fundo -, os cerca de 200 torcedores da Eslovênia fizeram muito barulho, com vaias contra os caribenhos, buzinaço e cantos durante toda a partida. No fim, eles aplaudiram seus jogadores, que estão eliminados da briga por uma vaga em Pequim-2008.

Compartilhe: