UOL Olimpíadas 2008 Notícias

18/07/2008 - 08h51

Croácia vai à semi no Pré-Olímpico e aguarda Brasil x Alemanha

Giancarlo Giampietro
Em Atenas (Grécia)
A Croácia conseguiu nesta sexta-feira sua terceira vitória consecutiva no Pré-Olímpico de basquete ao bater o Canadá por 83 a 62. Com o resultado, avançou à semifinal em Atenas e agora está a apenas um triunfo de assegurar sua vaga em Pequim-2008.

Yiorgos Karahalis/Reuters
Defesa da Croácia trabalhou bem e equipe européia segue na briga por vaga na China
PORTO RICO BATE ESLOVÊNIA
LEIA MAIS SOBRE BASQUETE
Os croatas vão enfrentar o vencedor do duelo entre Brasil e Alemanha, jogo marcado para as 13h30 (no horário de Brasília). Mesmo se for derrotado na semi, o time ainda tem uma segunda chance para lutar pela classificação aos Jogos chineses.

O Canadá conseguiu fazer uma partida equilibrada contra os europeus apenas no período inicial, no qual foram superados por 18 a 16. À medida que o confronto evoluiu, pesou a consistência do adversário, que venceu o terceiro quarto por 26 a 13 para abrir a vantagem de 20 pontos.

A Croácia apresentou uma defesa muito sólida, impedindo as infiltrações que limitou o time americano a apenas 27% de acerto nos arremessos e apenas 25% na zona de dois pontos.

"Sabíamos que eles têm um grande time ofensivo e nos concentramos na defesa. Impedimos as cestas fáceis e facilitamos nosso trabalho para o contra-ataque", avaliou o pivô Sandro Nicevic, que somou 11 pontos, seis rebotes e duas assistências em 15 minutos.

Os armadores Zoran Planinic e Davor Kus tiveram boas atuações e aproveitaram as diversas opções ofensivas de um elenco balanceado, que tem alternativas sólidas tanto no jogo exterior como no garrafão. O armador Marko Popovic anotou 17 pontos.

A capacidade atlética do time canadense não foi suficiente para desestabilizar os croatas, que haviam derrotado Porto Rico e Camarões na primeira fase. "Eles simplesmente tiraram todo o nosso jogo", afirmou o técnico Leo Rautins.

O Pré-Olímpico será disputado até domingo, na capital grega, com as últimas três vagas para Pequim-2008 em disputa.

Compartilhe: