UOL Olimpíadas 2008 Notícias

18/07/2008 - 08h27

Dwain Chambers está fora dos Jogos de Pequim

Das agências internacionais
Em Londres (Inglaterra)
O sonho de competir em Pequim acabou para o velocista Dwain Chambers. Nesta sexta-feira, o Superior Tribunal de Londres não concedeu ganho de causa ao britânico que havia apelado à Corte Máxima contra a decisão da Associação Olímpica Britânica (BOA) em vetá-lo dos Jogos devido ao seu envolvimento com doping, há quatro anos.

EFE
O velocista recorreu da decisão da BOA para poder participar dos Jogos de Pequim
AP
Chambers conseguiu o índice olímpico ao vencer seletiva dos 100 m em Birmingham
AP
O juiz decidiu manter a proibição e Dwain Chambers está fora das Olimpíadas
SAIBA MAIS SOBRE O REINO UNIDO
O corredor de 30 anos disse que não vai recorrer da decisão. "O juiz já tomou sua posição", afirmou o atleta ao deixar o tribunal. O advogado de Chambers, Jonathan Crystal, tentou expor seus argumentos para tentar convencer o juiz do Superior Tribunal, Colin Mackay, alegando que a BOA estava cometendo uma injustiça.

Crystal e seu cliente esperavam obter uma ordem judicial que revogasse a decisão da associação, que não permite que atletas pegos em doping participem de competições olímpicas.

Em sua deliberação, o juiz Colin Mackay disse que a chance de Chambers conquistar uma medalha em Pequim era mínima e que seria injusto negar a participação de um atleta "limpo", em Pequim. "O tempo que ele obteve nas seletivas foi superado por pelo menos dez atletas este ano", explicou Mackay. Nomes como Usain Bolt e Asafa Powell, favoritos à medalha, já correram abaixo de 10s este ano.

Por outro lado, o advogado Jonathan Crystal tratou de "exagerada" a deliberação do tribunal e argumentou que a reabilitação de Chambers, após cumprir os dois anos de suspensão, deveria ser considerada.

Chambers chegou a obter o índice para os Jogos. Nas seletivas britânicas, disputadas em Birmingham, no último sábado, ele venceu a prova dos 100 m rasos, com o tempo de 10s.

A participação de Chambers nas Olimpíadas já não era bem vista por alguns de seus compatriotas, que chegaram a assinar um documento dizendo serem contra a ida do corredor a Pequim. Os atletas alegaram que o uso de esteróides deve ser punido com rigor e a ida de Chambers aos Jogos seria desastrosa neste sentido.

A BOA, que aguardava a decisão judicial do caso de Chambers, já pode anunciar os três nomes que defenderão o país nos 100 m, em Pequim. Simeon Williamson, segundo colocado na qualificação de sábado, já foi confirmado na delegação inglesa. As outras duas vagas devem ficar, teoricamente, com Craig Pickering e Tyrone Edgar, terceiro e quarto colocados nas seletivas, respectivamente. A associação tem até domingo para confirmar seus atletas.

Compartilhe: