UOL Olimpíadas 2008 Notícias

14/07/2008 - 08h26

Mais rápido do ano, Bolt projeta recorde nos 200 m para 2009

Giancarlo Giampietro
Em Atenas (Grécia)
Próximo dos Jogos de Pequim, Usain Bolt, 21, quer que o calendário avance no mesmo ritmo de suas largas passadas. Neste domingo, o jamaicano provou estar em grande fase ao marcar seu melhor tempo nos 200 m rasos para vencer o Grand Prix de Tsiklitiria, em Atenas, na Grécia.

Giancarlo Giampietro/UOL
Usain Bolt deixa a pista do estádio para ir aos vestiários após prova na Grécia
CUBANO DESCONVERSA SOBRE RIVAL
CAMPEÃO QUER JADEL NO PÓDIO
Menos de dois meses depois de se tornar o homem mais rápido dos 100 m rasos na história, ele voltou a sua prova favorita - o dobro dessa distância - e marcou 19s67, que vale também para disparar na liderança do ranking mundial de 2008.

Estabelecer um novo recorde nos 200 m, porém, deve demorar um pouco, segundo sua avaliação. "Estou me sentindo muito bem, trabalhando muito para ficar pronto para as Olimpíadas. Mas o recorde fica difícil, talvez para o próximo ano", afirmou.

O norte-americano Michael Johnson ainda detém a principal marca nos 200 m, com 19s32. Bolt venera o lendário atleta e disse que sempre sonhou em derrubar esse tempo. Por isso, considera essa disputa a predileta para sua carreira, a despeito do feito obtido nos 100 m. "Ela faz parte de mim."

Bolt tinha 19s75 como seu recorde pessoal, correndo em casa em 2007. Em junho deste ano, em Ostrava, na República Tcheca, ele completou o percurso em 19s83. Essa corrida já lhe colocava como o mais veloz na competição na temporada, à frente dos norte-americanos Walter Dix, Shawn Crawford, Wallace Spearmon e Rodney Martin - os outros únicos fazer a corrida abaixo dos 20 s até este fim de semana, antes das Olimpíadas.

Na rápida pista da capital grega, o jamaicano deu mais um vôo em direção a Johnson. "O clima da cidade e as condições do evento são parecidas com as da Jamaica. E a platéia realmente me incentivou. Fiquei satisfeito com meu desempenho."

Nos 200 m, Bolt desponta como o favorito na China. Para os 100 m, a resistência pode ser maior, especialmente por parte de seu compatriota Asafa Powell e do norte-americano Tyson Gay.

Compartilhe: