UOL Olimpíadas 2008 Notícias

07/07/2008 - 09h24

Seleção usa torneio amistoso para últimos retoques de Moncho

Giancarlo Giampietro *
Em Atenas (Grécia)
A uma semana do início do Pré-Olímpico Mundial, a seleção brasileira disputa a partir desta segunda-feira o Torneio de Acrópolis, etapa final de preparação antes da briga por uma das três vagas restantes aos Jogos de Pequim-2008.

Para o detalhista técnico Moncho Monsalve, é tempo para os últimos acertos. Ele dedica as horas derradeiras de treinamento da equipe ao aprimoramento de sua postura defensiva e o refinamento das jogadas.

O time enfrenta a Grécia às 16 h (no horário de Brasília, 22 h locais). O pivô João Paulo Batista forma o quinteto titular com o armador Marcelinho Huertas, Alex e Marcelinho Machado nas alas e Tiago Splitter como companheiro de garrafão.

Em quadra, Monsalve atua como um professor diligente. A propalada obsessão por espaços não fica no discurso. Cada centímetro a mais ou segundo a menos usado em uma troca de passes pode valer repreensões, orientações e, em alguns casos, congratulações. Splitter e Ricardo Probst foram os mais elogiados nos exercícios desta manhã, na quadra central da Arena Olímpica de Atenas.

Depois de uma hora, o grupo foi deslocado para uma quadra auxiliar, para realizar um treino - fechado - de ataque contra defesas por zona, em cerca de 30 minutos de sessão.

O espanhol quer aproveitar cada instante. A seleção chegou à capital grega no sábado à tarde. No domingo, já foram pouco mais de quatro horas de treino em quadra, com mais uma hora de academia.

Diante de tanto trabalho, as costas de Monsalve pedem um pouco de descanso. Nos momentos mais insuportáveis de dor, o espanhol se retira para o banco e deixa a supervisão das atividades para o assistente-técnico José Neto.

Além da Grécia, Austrália e Croácia são os rivais do quadrangular em Atenas, que vai até quarta-feira. O Pré-Olímpico Mundial será disputado entre os dias 14 e 20 de julho.

* Atualizada às 17h

Compartilhe: