UOL Olimpíadas 2008 Notícias

01/07/2008 - 08h00

Dupla disputa única vaga brasileira no levantamento de peso

Fernando Narazaki
Em São Paulo
O fluminense Bruno Brandão e o mineiro Wellison Silva iniciam nesta terça-feira a luta para definir quem será o representante brasileiro no levantamento de peso nas Olimpíadas de Pequim.

Arquivo/COB/Divulgação
Wellison Silva tenta erguer aparelho no Pan de 2003, antes de sofrer acidente
TÉCNICO ELOGIA CAÇA AO DOPING
CONFIRA PÁGINA DA MODALIDADE
Eles treinarão no clube Pinheiros, em São Paulo, sob supervisão do técnico da seleção brasileira, Edmílson Dantas. O escolhido ficará com a única vaga do país na volta do levantamento de peso aos Jogos após se ausentar dos Jogos de 2004.

No masculino, Dantas foi justamente o último a disputar uma Olímpiada. Ele foi 21º colocado na categoria até 99 kg em Atlanta-1996. O pesista também representou o país nos Jogos de Barcelona-1992 e Seul-1988. Já em Sydney-2000, Maria Elizabete Jorge foi a única brasileira na modalidade.

Os dois candidatos à vaga serão avaliados por Dantas até o final desta semana. "Vou ver como eles estão. Os treinos serão somados aos últimos resultados que eles tiveram e tenho que ver também quem pode evoluir mais e ter condição de obter o melhor resultado", explica o técnico.

Se depender dos últimos resultados, Brandão tem vantagem sobre o concorrente. Ele foi quarto colocado nos Jogos Pan-Americanos do Rio de Janeiro e venceu o Pré-Olímpico, realizado em março deste ano, na categoria até 105 kg. Silva, por sua vez, foi sexto e quinto nas mesmas competições na categoria até 69 kg.

Em competições internacionais, Silva tem maior experiência e já disputou duas edições do Pan, sendo que na primeira ganhou certa fama após ser atingido pelo aparelho, quando tentava executar o levantamento em Santo Domingo.

Apesar da diferença, Dantas evita tomar partido de um dos candidatos. "São dois bons competidores. É uma decisão difícil, eu sei o peso da responsabilidade de competir em uma Olimpíada e vou tomar a melhor opção para o país. O importante é o Brasil ter um bom resultado", destaca.

O técnico deve ter, no máximo, mais duas semanas para definir o representante do Brasil em Pequim. O atleta preterido ficará como reserva imediato e assumirá a vaga caso o titular se machuque.

Compartilhe: