UOL Olimpíadas 2008 Notícias

30/06/2008 - 14h34

Sem verba, olímpica toparia seguir exemplo ''sensual'' de gêmeas

Bruno Império
Em São Paulo
Fora das Olimpíadas, as nadadoras Bia e Branca Feres estamparão a capa de uma revista masculina sob a manchete de "Perdeu, Pequim". Mesmo fora dos Jogos, as irmãs cariocas seguem capitalizando em cima da imagem de musas construída durante o Pan do Rio de Janeiro. No entanto, quem está perdendo de verdade são as reais representantes brasileiras na China, que não recebem investimento de patrocinadores. Tanto que Nayara Figueira, que irá disputar o dueto ao lado de Lara Teixeira, admite que toparia seguir o passo das gêmeas e encarar um ensaio sensual.

Reprodução Capa
Bia e Branca Feres dizem ter evitado "muita sensualidade" durante o ensaio
MAIS FOTOS O ENSAIO DAS GÊMEIAS
MAIS SOBRE O NADO SINCRONIZADO
"Dependendo do cachê, de quem faria as fotos e do contexto, aceitaria um convite. Estou fazendo o que gosto e buscando me colocar na mídia. Mas tudo depende do que for conversado. Afinal, seria uma possibilidade de reforçar nossa imagem. Procuramos algumas empresas, mas não conseguimos nenhum contrato", disse Nayara em entrevista ao UOL Esporte.

Atualmente, o dueto sobrevive no esporte somente com apoio vindo da Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA). Companheira de Nayara, Lara demonstra maior restrição a um ensaio sensual: "Meu objetivo não é esse. Ou você é uma atleta que se concentra em seus treinos para obter melhor rendimento, ou segue uma linha mais midiática, como a Bia e a Branca estão fazendo. Não faria por não ser a minha praia. Não ficaria à vontade", afirmou.

Lara Teixeira conquistou a medalha de bronze nos Jogos Pan-Americanos ao lado de Caroline Hildebrandt no dueto e viu a parceira deixar o esporte justamente por conta da falta de apoio. Ao lado de Lara, com a mesma coreografia que rendeu a medalha, ela espera obter patrocínio após as Olimpíadas de Pequim.

"Acredito que, se obtivermos um grande resultado na China, vamos despertar o interesse das empresas. Esses patrocínios que aparecem antes da competição são muito imediatistas e não sei se seriam ideais para nós. Em todo caso, procuramos e ainda estamos tentando. Mas não conseguimos fechar com ninguém ainda", disse.

Este ano, Bia e Branca também fizeram parte do elenco de apoio da novela "Duas Caras" e chegaram a contracenar com nomes como José Wilker e Paulo Goulart. Elas também participarão do filme Dores, amores e assemelhados, dirigido por Ricardo Pinto e Silva.

Arquivo Folha
Nayara Teixeira e Lara Figueira vão às Olimpíadas apenas com o apoio da CBDA
VEJA O PERFIL DE LARA TEIXEIRA
VEJA O PERFIL DE NAYARA FIGUEIRA
Utilizar ensaios sensuais para difundir o esporte não é novidade. A equipe recheada de descendentes de orientais de softbol que representou o Brasil nos Jogos Pan-Americanos do Rio de Janeiro reduziu os modelitos e conseguiu expor ao público uma modalidade ainda pouco conhecida no País.

Também são muitos os casos de esportistas que estamparam capas de revistas masculinas. A pioneira, entretanto, foi a ex-jogadora de basquete Hortência, há exatos 20 anos. Seu exemplo foi seguido também pela companheira Marta e tantas outras como Ida, do vôlei, e, mais recentemente, Vanessa Menga, do tênis, em 2001.

Bia e Branca Feres, entretanto, descartam tirar totalmente a roupa. "Não é uma coisa que nos atraia", resumiu Branca. "Fizemos exigências para que não houvesse transparência ou algo muito sensual. Posamos com biquíni, que é o que a gente usa todo dia. E descartamos fio dental", completa Branca.

Compartilhe: