UOL Olimpíadas 2008 Atletas Brasileiros
 

Nado Sincronizado

Satiro Sodré/CBDA
Lara (e) não conseguiu melhorar posição do Brasil

Lara Teixeira

"As meninas precisam de motivação, além das técnicas. Acabei assumindo essa função. Me sinto como a irmã mais velha, dou conselhos"

Data de nascimento
26/11/1987
Local de nascimento
Rio de Janeiro (RJ)
Residência
Rio de Janeiro (RJ)
Peso e altura
55 kg / 1,68 m
Prova
Dueto
Participação em Olimpíadas
Estreante

Lara Teixeira não conseguiu repetir nas Olimpíadas de Pequim, ao lado da companheira Nayara, o bom desempenho das irmãs Carolina e Isabela Moraes, que ficaram em 12º lugar nas Olimpíadas de Atenas-2004. O duteo brasileiro ficou com a 13ª terceira colocação e não conseguiu avançar à final da competição. Apenas as doze melhores duplas garantiam a vaga.

Quando conseguiu avançar à semifinal, Lara teve a certeza de que iria também à final da modalidade. Talvez, a certeza se justificava devido a ela e Nayara terem enfrentado e vencido muitos dos duetos com os quais estavam competindo em Pequim. Ao saber das notas obtidas dos juízes, Lara disse ter ficado desapontada, e que esperava algo melhor.

Lara Teixeira conquistou a medalha de bronze nos Jogos Pan-Americanos ao lado de Caroline Hildebrandt no dueto. No Pré-Olímpico de 2008, com a mesma coreografia da rotina livre, a atleta teve a companhia de Nayara Figueira. E, no ritmo de frevo, a dupla obteve classificação para Pequim.

Apelidada pelas companheiras de “capitã”, Lara se adaptou à nova parceira com a saída de Caroline, que deixou a seleção de nado após o Pan devido à falta de patrocínio. Para ajudar na preparação olímpica, a Confederação trouxe uma técnica canadense, Leslie Sproule, para auxiliar o staff brasileiro. "Estamos aprendendo muito e acho que vamos fazer uma ótima competição. A Leslie trouxe detalhes que fazem toda diferença. Estou simplesmente adorando", comemorou Lara.

Da combinação entre ginástica olímpica, natação e balé nasceu a vontade de Lara Teixeira praticar o nado sincronizado. Ela praticava os outros esportes no clube Tijuca, mas confessa que sempre tinha admirado as meninas do nado e por isso, pediu para mudar de modalidade, aos 8 anos de idade.

A primeira convocação para as categorias de base da seleção, contudo, veio apenas em 2001. Em 2004, Lara participou de sua primeira competição importante, o Mundial Júnior de Moscou, sendo finalista no dueto, com um décimo lugar, e também na equipe e na rotina livre combinada, conseguindo respectivamente o 11º e o nono lugares. Na mesma temporada, com a seleção adulta, foi campeã sul-americana por equipe e rotina livre combinada, na Argentina.

O vai-e-vem entre as seleções rendeu ainda o prêmio de melhor atleta do sul-americano juvenil de 2005, no Chile. No total, Lara conquistou três títulos nesta competição, depois das vitórias em 2001 e 2003. O ano também foi de estréia da atleta no Mundial adulto, me Montréal, no Canadá.

Em 2007, Lara também integrou a delegação brasileira para o Mundial de Melbourne, realizado em março, na Austrália, ficando em 12º lugar no dueto livre, décimo na equipe técnica e equipe livre e nono no combo. Na preparação para o Pan, Lara disputou o Aberto da Itália ao lado de Caroline. A dupla conseguiu superar o resultado do Mundial de Melbourne, somando 89,100 pontos para ficar em 9º lugar.

>