UOL Olimpíadas 2008 Notícias

28/06/2008 - 08h05

Ainda no Rio, Moncho tenta conter "pressa" da seleção

Giancarlo Giampietro
No Rio de Janeiro
O técnico Moncho Monsalve não ficou nem um pouco satisfeito com o primeiro tempo da seleção brasileira de basquete e deu bronca em seus jogadores. Os jogadores ficaram por breve período no vestiário para ouvir o sermão. Em quadra, porém, o espanhol não quer ver pressa nenhuma no time.

Após uma ótima estréia no comando da equipe, Monsalve teve nesta sexta seus momentos de irritação com sucessivas falhas brasileiras na vitória contra a Venezuela por 84 a 61.

O placar dilatado esconde o que foi o jogo para a seleção - um conto de dois tempos. Nos primeiros 20 minutos, o time esteve longe do ideal de Monsalve, que pretende ver um jogo mais coletivo e menos acelerado.

"Vi uma tremenda ansiedade e muita pressa. Queríamos meter bolas depois de um ou dois passes. Temos de trabalhar muitíssimo a bola de lado", afirmou o espanhol.

Monsalve chegou a sacar alguns atletas de quadra após erros consecutivos e, no banco, conversou bastante com eles. No intervalo, porém, a conversa foi sucinta, e os jogadores já sabiam o que era necessário fazer.

Voltaram para a quadra com uma postura defensiva bem mais agressiva, limitando os oponentes sul-americanos a apenas 20 pontos em 20 minutos, para compensar os 41 sofridos na primeira metade.

"À parte da ansiedade e da pressa, não fizemos uma boa defesa individual. Nossa marcação de ajuda também demorou para chegar. Tomamos 41 pontos e isso não podemos aceitar de nenhuma maneira", disse. "No segundo tempo, fiquei muito contente com o trabalho defensivo, com nossa atuação na transição."

A seleção segue sua preparação no Rio de Janeiro na semana que vem, antes de embarcar no dia 4 de julho, sexta-feira, para a Grécia, onde disputará um quadrangular. O Pré-Olímpico mundial começa no dia 14 de julho, com três vagas em jogo para Pequim-2008, grande sonho do time nacional.

Compartilhe: