As brasileiras Maíla Machado, dos 100 m com barreiras, e Elisângela Adriano, do lançamento do disco, atingiram o índice B durante o Troféu Brasil, nesta sexta-feira, em São Paulo, e ficaram muito próximas de garantirem vaga para os Jogos Olímpicos de Pequim, em agosto.
A veterana Elisângela deve participar de sua terceira edição das Olimpíadas, após competir em Atlanta-1996 e Atenas-2004. Ela foi a vencedora de sua prova ao conseguir um lançamento de 59,54 m, passando assim o índice, de 59 m. A atleta veio de recuperação de uma hérnia de disco e disse que não esperava por um resultado tão expressivo.
"Treinei mesmo com sofrimento, mas não desisti. Não esperava chegar tão longe", comemorou a paulista. Com o índice B, ela fica na torcida para que nenhuma outra atleta passe sua marca e atinja o índice A. O prazo é até 20 de julho.
Quem também mostrou superação foi Maíla Machado, que fechou os 100 m com barreira em 13s02, passando em nove centésimos a marca do índice B. Ela se contundiu antes do Pan e não pôde participar da competição no Rio.
"Eu tive três lesões consecutivas e só há três meses consegui voltar a treinar sem dor. Estava confiante de que, independentemente do tempo, vinha para ganhar o Troféu Brasil", disse ela. "Tenho treinado muito forte, matado um leão por dia e estou muito feliz de estar com os dois pés em Pequim". Como Elisângela, ela também está na dependência de outra brasileira não passar sua marca e atingir o índice A.