UOL Olimpíadas 2008 Notícias

27/06/2008 - 18h18

Por brio, André Domingos adia sua aposentadoria

Rafael Krieger
Em São Paulo
Um dia após anunciar sua aposentadoria, o veterano velocista André Domingos voltou atrás na sua decisão. Segundo o atleta afirmou nesta sexta-feira, durante o terceiro dia do Troféu Brasil, a parada foi suspensa após chegarem ao seu conhecimento declarações de outro atleta, que teriam mexido com o seu brio.

André acusou Rafael Ribeiro, ouro no Pan do Rio, no revezamento 4x100 m, e seu companheiro de clube, de ter ironizado o resultado no Troféu Brasil, que o deixou fora das Olimpíadas de Pequim em agosto. Rafael teria dito, em tom de deboche, ser o responsável pela eliminação do medalhista olímpico (bronze em Atlanta-1996 e prata em Sydney-2000, ambas no revezamento 4x100m). A declaração teria acontecido na sala de antidoping, na presença de Bruno Tenório, amigo e companheiro de quarto de André.

O velocista não disse o nome de Rafael Ribeiro, mas citou-o como "o atleta que fez 10s30 na semifinal dos 100 m rasos". Na ocasião, Rafael foi o melhor na prova, com a marca referida, e André terminou na segunda posição. "Para mim, 10s30 é medíocre, não significa nada. Ele precisa fazer muito ainda para ser um André Domingos, isso foi maldade", disse ele, visivelmente chateado com o caso.

"Ele não tem respeito nenhum por tudo o que fiz. Isso mexeu com o meu brio e virou uma questão de honra", completou ele. O velocista incluiu nos seus planos a ida para a Colômbia. Lá, ele disputará três provas, na tentativa de melhorar seu tempo e garantir vaga na equipe brasileira de revezamento 4 x 100 m.

O Troféu Brasil é a principal competição para os brasileiros garantirem vagas para Pequim, mas o prazo para que a marca seja atingida vai até 20 de julho. Até aqui, o revezamento brasileiro conta com Vicente Lenílson, José Moreira, Bruno Tenório e Sandro Viana. Caso o Brasil se mantenha como o quinto do ranking mundial da prova, terá direito a levar dois reservas para Pequim, que hoje seriam Nilson André e Rafael Ribeiro.

Compartilhe: