UOL Olimpíadas 2008 Notícias

26/06/2008 - 21h07

Segundo dia do Troféu Brasil consagra novatos e marca adeus de veterano

Rafael Krieger
Em São Paulo
O segundo dia do 27º Troféu Brasil de Atletismo teve como destaques as provas finais dos 100 m rasos, com vitórias de Vicente Lenílson e Rosângela Cristina dos Santos, que com 17 anos garantiu o título da competição. Com os resultados a Rede Atletismo assumiu a liderança do masculino, com 69 pontos contra 52 da BM&F, que, por sua vez, lidera o feminino com larga vantagem.

Rosângela surpreendeu a sim mesma e foi mais rápida que Lucimar Aparecida de Moura, que já tem índice A na prova. "Não esperava mesmo, não sei nem como comemorar", declara emocionada a atleta mais rápida do Brasil.

No masculino, Vicente Lenílson fez o tempo de 10s26 (segundo índice B). Com a vitória, o potiguar, que já tinha índice A em 2007, vai embalado para Pequim, de olho no revezamento: "O Brasil tem tradição na prova e a nossa equipe vem muito forte esse ano", disse o velocista que completa a equipe com José Carlos Moreira, Bruno Tenório de Barros e Sandro Rodrigues Viana. Nesta ordem, os quatro figuraram entre os primeiros dos 100 m rasos no Troféu Brasil.

As provas dos 100 m rasos masculino tiveram uma participação ilustre: o velocista André Domingos, duas vezes medalhista olímpico no revezamento 4 x 100 m. Sem ter conquistado índice para Pequim, André decidiu anunciar a sua aposentadoria. Sua última prova como profissional será a do revezamento 4 x 100 m no Troféu Brasil.

Nesta quinta também foi realizada as finais de salto à distância masculino, vencida por Rafael Maurício Mello, que saltou três centímetros a mais do o segundo colocado: 7,85 m. O vice-campeão foi Mauro Vinícius da Silva, que, por enquanto, tem vaga assegurada em Pequim com o melhor índice B. "Queria garantir a vaga vencendo o Troféu, mas ainda estou me recuperando de lesão no tornozelo e não estava na melhor forma", disse Mauro.

A final do salto triplo feminino não teve surpresas. Gisele Lima de Oliveira, classificada com índice A para as Olimpíadas, precisou apenas de 4 saltos para subir no lugar mais alto do pódio e igualar o recorde do torneio, de 13m80, que desde 2002 pertencia a Maurren Maggi.

Outras provas definidas hoje foram as de lançamento do martelo. No feminino, vitória fácil de Josiane Soares, da equipe de Blumenau (SC), com arremesso de 61,99 m. O masculino teve a participação do australiano Mark Dickson, que ficou em segundo - o campeão foi o pernambucano Walter Carvalho Domingos, na marca de 68,13 m.

No heptatlo feminino, Lucimara Silvestre, garantida em Pequim com índice B, venceu três das quatro provas disputadas até agora: 200 m rasos, 100 m com barreira e salto em altura. Lucimara lidera o heptatlo com larga vantagem de pontos: 3.565, contra 3.278 da segunda colocada, Melry Neri Caldeira.

Nesta sexta, o Troféu Brasil terá finais em oito modalidades, com destaque para as provas de 400 m e 800 m masculino e feminino. Também para as semifinais do revezamento 4 x 100m, que podem marcar a despedida do velocista André Domingos. As competições começam às 9h30, no Estádio Ícaro de Castro Mello, em São Paulo.

Compartilhe: