UOL Olimpíadas 2008 Notícias

25/06/2008 - 17h59

Lucas Salatta aprende com "medo de 2004" para nadar na China

Fernando Narazaki
Em São Paulo
A inexperiência acabou com quatro anos de muito treinamento do nadador Lucas Salatta após ele completar a prova dos 400 m medley nas Olimpíadas de Atenas-2004. Agora, o paulistano espera uma performance diferente nas duas provas que disputará em Pequim (200 m costas e revezamento 4 x 200 m livre).

Satiro Sodré/Divulgação
Após experiência amarga, Salatta só quer saber de sair feliz da piscina de Pequim
VIAGEM DE NICHOLAS AMEAÇADA
VEJA PERFIL DE LUCAS SALATTA
LEIA MAIS SOBRE NATAÇÃO
"Tive medo em Atenas, ficava pensando em coisas ruins, nas piores situações dentro da piscina e não me concentrei direito", confessou Salatta, que competiu logo no primeiro dia da modalidade e registrou o tempo de 4min23s01, mais de dois segundos acima de sua melhor marca na época.

Então com 17 anos, o paulistano caiu nas ciladas comuns aos jovens em eventos de grande porte com ídolos internacionais. "Ficava deslumbrado. Ver os ídolos de perto, aquele clima da Olimpíada. Tudo isso tira o seu foco e foi isso que aprendi", disse.

Assim que completou a prova, o nadador sabia que havia decepcionado. "Assim que bati no bloco, sabia que o resultado não foi bom. E eu não quero mais esta experiência. Vou fazer de tudo para evitar isso agora e sair feliz comigo mesmo", comentou.

Uma forma de combater este trauma foi fortalecer o lado emocional e procurar esquecer principalmente as cobranças externas por resultados. Para ele, o que importa agora é só uma opinião. "Não me preocupo com o que os outros vão pensar. Espero fazer um bom resultado por mim. Quero fazer valer a pena todo o sacrifício que tive nestes quatro anos", apontou confiante.

Para conseguir esta meta, Lucas Salatta deve embarcar no final deste mês para Macau, onde realiza o período de aclimatação antes das Olimpíadas. E com apenas um planejamento em mente. "Vou fazer o meu melhor. Se conseguir chegar nas semifinais ou brigar por medalha no revezamento, ótimo, mas vou pensar por etapas. É uma de cada vez e com muita concentração", assegurou.

Compartilhe: