UOL Olimpíadas 2008 Notícias

25/06/2008 - 17h00

Nicholas Santos espera ajuda de clube para competir antes de Pequim

Fernando Narazaki
Em São Paulo
Classificado para as Olimpíadas de Pequim, o nadador Nicholas Santos ainda não sabe se poderá competir antes dos Jogos. O atleta não conseguiu o custeio da Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA) para um evento na Croácia e espera o apoio do seu clube para disputar o evento.

Satiro Sodré/Divulgação
Nicholas Santos ainda não conta com maiô LZR para competir nas Olimpíadas
LEIA O BLOG DO NADADOR NO UOL
VEJA PERFIL DE NICHOLAS SANTOS
LEIA MAIS SOBRE NATAÇÃO
A competição terá a participação de César Cielo e Henrique Barbosa, que atualmente treinam nos EUA. "Para ir, eu teria de pagar R$ 7 mil do meu bolso e não tenho qualquer condição de fazer isso. Estou aguardando uma resposta do Pinheiros, que pode me ajudar. Se não conseguir, eu não vou", explicou Santos.

O representante do Brasil nos 50 m livre minimiza, porém, a possível ausência no evento, que serviria de última competição. "Seria bom para checar meu estágio de preparação, mas se não der, paciência. Já tive muita ajuda do meu clube durante este ciclo", resumiu.

Se não conseguir o "financiamento" do clube, o velocista também perderá a chance de testar em competições o maiô LZR, da Speedo, que foi usado em 35 quebras recentes de recordes mundiais.

A entrega do maiô LZR deve ser feita apenas no final de junho para a maioria da delegação brasileira que vai a Pequim. "Seria uma boa chance, mas também já vesti ele uma vez. Peguei emprestado, mas a numeração não era minha. Ele ficou um pouco largo, pois acredito que o maiô tem de ser até uma numeração abaixo da sua. O LZR faz diferença, mas também não é só isso", analisou.

Caso não viaje para a Croácia, Santos deve treinar as próximas semanas no Brasil antes do embarque para Macau, onde a equipe de natação faz seu período de aclimatação. Na cidade, ele teria, enfim, a chance de treinar com o LZR.

Apesar dos problemas, o nadador mantém seu otimismo para a sua estréia olímpica. "Se eu conseguir baixar da casa de 21s8, eu posso ir à semifinal. Hoje minha melhor marca é 22s1 e vamos ver como será. Estou confiante, mas vou pensar a cada etapa", encerrou.

Compartilhe: