UOL Olimpíadas 2008 Notícias

18/06/2008 - 11h27

Lesão de Juliana é grave, e Larissa deve ter outra parceira em Pequim

Do UOL Esporte
Em São Paulo*
A assessoria de imprensa da Confederação Brasileira de vôlei informou que a torção no joelho direito sofrida pela jogadora santista Juliana durante um duelo do Grand Slam de Paris do Circuito Mundial de vôlei de praia é realmente grave. A constatação do rompimento do ligamento anterior cruzado veio com uma ressonância magnética a que a atleta foi submetida no Hospital Universitário da capital francesa.

O superintendente da CBV e gerente da unidade de vôlei de praia da entidade, Marcelo Wangler, acompanhou Juliana durante a realização dos exames e já está providenciando o retorno dela e de sua parceira Larissa ao Brasil.

Segundo a TV Globo, Juliana será submetida a uma cirurgia já nesta quinta-feira. A CBV, porém, informa apenas que a atleta passará por nova ressonância para análise dos médicos da Confederação, que avaliarão se uma recuperação será possível a tempo de a atleta disputar os Jogos de Pequim.

Em 2002, Juliana já havia enfrentado um problema semelhante. Ela rompeu os ligamentos do joelho esquerdo e teve de ficar oito meses afastada das quadras.

Devido ao problema desta quarta, a parceria desistiu de prosseguir no Grand Slam de Paris. Jogando pelo Grupo B, o time havia perdido o primeiro set para as inexpressivas holandesas Kadijk e Mooren por 21-16 e vencia o segundo por 18-15 quando Juliana se machucou. O jogo foi encerrado, e as européias ficaram com o triunfo.

O time garantiu classificação olímpica no último final de semana, com o terceiro lugar no Grand Slam de Berlim. Juntas, Juliana e Larissa somam 5.280 pontos e não podem mais ser alcançadas por Ana Paula e Shelda, a terceira parceria brasileira no ranking.

Caso Juliana seja realmente vetada para a disputa na China, Larissa, que sozinha tem pontuação suficiente para participar dos Jogos, poderá escolher uma outra parceira que tenha passado pelos critérios da Federação Internacional. De acordo com a TV Globo, a definição seria feita em parceria com a CBV, após a definição da segunda vaga.

Se Larissa não quiser disputar as Olimpíadas sem Juliana, outras duas duplas brasileiras ficarão com os postos, no caso, Renata/Talita e Ana Paula/Shelda, que estão entre as 24 melhores duplas do ranking mundial.

*Atualizada às 13h15

Compartilhe: