UOL Olimpíadas 2008 Notícias

11/06/2008 - 14h01

Brasil decide vaga contra a "gigante" Belarus no Pré-Olímpico

Fernanda Brambilla
Em Madri (ESP)
Com a vitória sobre Taiwan desta quarta-feira, a equipe de Belarus será a adversária do Brasil nas quartas-de-final do Pré-Olímpico de basquete feminino, em duelo que vale vaga olímpica para Pequim.

O "mata-mata", marcado para sexta-feira às 12h15 (horário de Brasília), trará novos obstáculos para a seleção do técnico Paulo Bassul, já que a nova adversária pouco tem a ver com a derrotada Espanha.

"Belarus é uma equipe alta, muito alta. É um jogo menos físico, mais técnico", define o treinador, que acompanhou a trajetória do time europeu da arquibancada da Arena Madrid. "Eles têm pivôs altas, e uma jogadora excepcional que também merece atenção especial."

A estrela de Belarus é Yelena Leuchanka, de 25 anos e 1,94 m, que defende o Ekateringburg no Campeonato Russo, local de aprimoramento de muitas das jogadoras dessa seleção. Das 15 jogadoras do técnico Anatoly Buyalski, apenas três estão abaixo dos 1,80 m.

"Podemos esperar muitos chutes de três, e muito trabalho para as nossas pivôs", continuou Bassul, que já marcou vídeos com atuações das européias às brasileiras. "Vamos estudá-las direitinho, mas eu acompanhei a campanha delas na Itália (terceira colocada no Europeu) e sei que trata-se de uma grande equipe."

Para as jogadoras, a altura não será problema. "Elas são altas, mas não correm tanto. Vamos jogar do mesmo jeito como jogamos hoje, com garra, indo em cima de cada bola. Elas são grandes, mas a gente segura", confia Micaela.

Iziane, por sua vez, até prefere a rival européia a Cuba, que enfrentará Espanha no cruzamento decisivo. "Como o jogo de Cuba é muito parecido com o nosso, mais forte, eu prefiro equipe com estilo europeu de jogar, mais cadenciado, menos corrido", analisou a ala.

Disposição elas têm de sobra: a vaga olímpica. "A gente veio aqui já pensando nesse jogo de sexta-feira. Não importa que vai estar do outro lado, a gente vai pra cima", finalizou Iziane.

Compartilhe: