UOL Olimpíadas 2008 Notícias

24/03/2008 - 09h41

Presidente do COI nega boicote às Olimpíadas

Das agências internacionais

Olímpia (GRE)
Durante as festividades do acendimento da tocha olímpica, o presidente do Comitê Olímpico Internacional (COI), Jacques Rogge, afirmou estar engajado em uma 'diplomacia silenciosa' com a China nos casos do Tibete e outros assuntos de direitos humanos. Para ele, não há momento para boicote às Olimpíadas de Pequim.

Reuters
Jacques Rogge, presidente do COI, nega que haverá boicote aos Jogos de Pequim
ROGGE: MARATONA OCORRERÁ BEM
LEIA MAIS SOBRE AS OLIMPÍADAS
"A maioria dos líderes políticos não desejam boicotar os Jogos Olímpicos. É o que disseram George Bush (presidente dos Estados Unidos), Nicolas Sarkozy (presidente da França) e Gordon Brown (Primeiro Ministro britânico), entre outros", afirmou Rogge, a respeito da repressão policial chinesa no Tibete nas últimas semanas.

O presidente do COI afirmou que vai se encontrar com o primeiro-ministro chinês, Wen Jiabao, para discutir os recentes distúrbios na Ásia. "Tenho uma série de pontos para discutir com ele e tenho certeza que ele tem algo para discutir comigo", afirmou.

"Não somos uma organização política, mas é nossa responsabilidade garantir que os atletas tenha os melhores Jogos que eles merecem', assegurou.

Rogge contestou as críticas que a situação dos direitos humanos na China deterioraram desde que o COI deu os jogos para Pequim, em 2001.

"Dar as Olimpíadas para a China foi colocar o país no centro das atenções, e abrir a discussão sobre os direitos humanos para o mundo. O Tibete está nas primeiras páginas dos jornais, e não estaria se os Jogos não fossem em Pequim", justificou.

A respeito das acusações da China sobre o líder espiritual tibetano, Dalai Lama, que estaria 'espalhando o terror' entre seus apoiadores, Rogge se esquivou.

"Eu não tenho mensagem para a China sobre esse assunto. Mas os Jogos Olímpicos de Pequim não podem ser realizados em uma atmosfera de violência. Estamos preocupados com o que está acontecendo no Tibete", afirmou.

A chama olímpica, acesa nesta segunda-feira, será transportada durante uma semana pela Grécia e será entregue no próximo dia 30 de março para os organizadores dos Jogos de Pequim.

"A tocha é um símbolo de paz, de unidade entre os povos do mundo e de trégua. Pedimos a todos que não usem a violência. Não acredito que a opinião pública aceitaria violência em um evento tão importante quanto esse. Seria contraproducente", finalizou Rogge.

Compartilhe: