UOL Olimpíadas 2008 Notícias

10/03/2008 - 08h52

Piauiense supera desconfiança da família para virar olímpica

Bruno Doro
Em São Paulo
Aos 17 anos, Sarah Menezes se tornou uma das estrelas esportivas do Piauí. Na próxima sexta-feira, ela deve ser anunciada como titular da seleção brasileira de judô que vai disputar os Jogos Olímpicos de Pequim, se tornando a primeira olímpica do estado na modalidade.

Divulgação
Sarah passou pela seletiva, em Minas, e foi melhor do que a rival Daniela na Europa
JUDÔ FEMININO: TIME DE NOVATAS
HOMENS BRILHAM EM NOVA YORK
O sonho, porém, só virou realidade por insistência da hoje judoca. Nas aulas de educação física, ao invés de correr, a garota, então com nove anos, preferiu fazer judô. "No começo, minha família não gostou muito da idéia. Eu, menina, em uma luta. Mas hoje eles apóiam, até por causa dos resultados", conta a atleta. "Hoje, meu irmãozinho também luta judô, por minha causa".

Morando em Teresina, capital do Piauí, ela deve ser a única atleta que treina no estado nos Jogos Olímpicos. A fama já chegou à judoca, mesmo antes da classificação. Na volta da Europa, Sarah foi recebida com festa, com jornais e televisões estampando que a vaga já era dela. "Eu prefiro não precipitar. Ainda não me falaram que a vaga é minha. Vou esperar a Confederação confirmar", diz a garota.

O desempenho de sua rival no peso ligeiro, a carioca Daniela Polzin, porém, já basta para otimismo. Medalhista no Pan e integrante da seleção brasileira que disputou o Mundial do Rio, no ano passado, Daniela não venceu nenhuma luta nas duas etapas da Copa do Mundo da Europa. Sarah foi bronze em Budapeste e 7ª em Paris.

O desempenho foi tão bom que arrancou elogios do coordenador de seleções da CBJ, Ney Wilson. "A Sarah esteve muito bem. É uma atleta que é candidata não apenas à vaga de titular nos Jogos de Pequim como eu diria que, se ela for aos Jogos, é candidata até a uma medalha olímpica".

Compartilhe: