UOL Olimpíadas 2008 Notícias

23/02/2008 - 13h53

Camilo estréia com bronze na Alemanha e deve confirmar vaga olímpica

Do UOL Esporte*
Em São Paulo
Atual campeão mundial na categoria até 81 kg, o judoca brasileiro Tiago Camilo estreou com uma medalha de bronze neste sábado na Super Copa do Mundo de Hamburgo, na Alemanha.

AFP
Tiago Camilo tenta imobilização em Nick Heim, da Alemanha, na categoria até 81 kg
GUILHEIRO LEVA BRONZE
FOTOS DOS CONFRONTOS
O bom resultado deve confirmar o judoca como dono da vaga olímpica em Pequim, uma vez que ele precisava de apenas uma vitória para ter melhor resultado do que Flávio Canto, seu adversário direto na disputa pela vaga. As etapas do Circuito Europeu estão valendo como seletiva para definição da equipe brasileira. Camilo aguarda apenas o anúncio oficial dos classificados, que será feito pela CBJ (Confederação Brasileira de Judô) no dia 11 de março.

"Ainda não rendi tudo o que posso, mas sei também que o momento para estar na melhor forma não é agora. Fico satisfeito com o resultado porque consegui mostrar um ótimo poder de reação. Antes eu me abalava muito quando perdia numa semifinal e ficavam sem chances de lutar pelo ouro, mas desta vez tive forças e fique feliz com meu resultado", comentou o judoca. "A minha categoria é sempre muito equilibrada e já esperava fazer disputas duras."

Após três vitórias seguidas, Camilo alcançou a ponta de sua chave e chegou à semifinal do torneio, mas então obteve uma única derrota, para o sul-coreano Jae-Bum Kim, por koka, que lhe tirou a chance de disputar o ouro. Na disputa pelo bronze, o brasileiro venceu o russo Ivan Nifontov com um yuko.

Camilo estreou na Chave C (são quatro, A, B, C e D), e avançou com três vitórias seguidas por ippons. Na primeira luta, venceu o britânico Thomas Davis. Em seguida, derrotou o Victor Bivol, da Moldova. E, com o último ippon, bateu o alemão Nick Hein para terminar à frente de sua chave.

Na categoria até 73 kg, Leandro Guilheiro também conquistou a medalha de bronze. O judoca fez bom início no torneio alemão, mas não conseguiu chegar ao final da chave. Após vitória sobre o eslovano Saso Jereb, o brasileiro Leandro Guilheiro não superou Rasul Bokiev, do Tajiquistão, e perdeu por ippon. Na repescagem, porém, Guilheiro deu seqüência às vitórias e, após três ippons, venceu o canadense Nick Tritton pela medalha.

Entre as mulheres, porém, a atuação foi fraca. Danielle Yuri, que precisava vencer para desempatar a disputa com a veterana Vânia Ishii, que também não venceu nenhuma luta em Paris e Budapeste, não obteve sua única vitória necessária. A meio-médio estreou com derrota para a britânica Sarah Clark, que foi eliminada em seguida, pondo fim às chances da brasileira seguir na competição.

Já Mayra Aguiar obteve apenas a nona colocação na categoria até 70 kg. A brasileira chegou a estar a uma luta da ponta da chave, mas perdeu para a cubana Yelennis Castillo por yuko. Na repescagem, Mayra perdeu para a francesa Marie Pasquet, novamente por yuko. Edinanci Silva e Priscila Marques, entre outros, iniciam seus combates no domingo.

Na categoria leve (até 57 kg), Danielle Zangrando também perdeu na estréia e também perdeu a chance da repescagem. Danielle foi derrotada pela equatoriana Diana Villavicencio por um koka; na luta seguinte, a algoz foi eliminada.

Depois de Hamburgo, o Brasil disputa nos dias 1 e 2 de março as Copa do Mundo de Praga (masculino) e Varsóvia (feminino).

*Atualizada às 15h30

Compartilhe: